
Relatório da Ouvidoria 

2016 

Junho 



 

 

 

 

 

Ouvidora-geral 

Joseti Marques 

 

Ouvidores-adjuntos 

David Silberstein 

Márcio Bueno 

Tiago Severino  

 

Atendimento 

Ana Cristina Santos 

Daniel Teixeira 

Gabriela Chaves 

José Luiz Matos 

Carlos Genildo 

 

Monitoramento e Gestão da Informação 

Jamily Souza 

Sheila Lima 

Tiago Martins 

 

Apoio à comunicação 

Wêdson França 

 

Secretária 

Edna Mamédio 

 

Estagiário 

Raimundo Lourenço 



Sumário 

Análise de conteúdo 

TV Brasil 

Análise técnica de uma edição do Repórter Brasil, edição da tarde................................6 

Enchendo linguiça enquanto o sinal do jogo não vem  ......................................................7 

Análise da entrevista com Dilma Rousseff ...............................................................................7 

TV Brasil sai do ar no Rio de Janeiro ........................................................................................8 

Uma bomba-relógio .....................................................................................................................9 

Delações de Sérgio Machado contra Temer e Henrique Alves .........................................9 

Sem intervenção, programa Reencontro continua como um palanque eleitoral  .... 10 

Desrespeito à comunidade evangélica em programa infantil ........................................ 11 

Emprego medíocre? ................................................................................................................... 12 

A prisão de Paulo Bernardo ..................................................................................................... 12 

Agência Brasil e Portal EBC 

O diabo mora nos detalhes e é vizinho dos números ...................................................... 13 

Agência Brasil reproduz conteúdo de parceira sem apurar ........................................... 14 

Entre o interesse público e o interesse do público ............................................................ 15 

Quando a informação não é obvia para o leitor ................................................................ 15 

Agência Brasil diverge sobre nacionalidade do autor do massacre em Orlando ..... 17 

Dados que necessitam de revisão .......................................................................................... 17 

Agência tropeça em assunto requentado pelo release .................................................... 18 

Operação Turbulência no Portal ............................................................................................. 19 

Pequenos problemas que falam mal da reportagem ....................................................... 20 

Leitores reclamam de erros nos textos da Agência ........................................................... 21 

 

 

 



 

Sistema de Rádios 

Noticiário de rádio, sem agilidade, contraria a lógica do veículo .................................. 22 

É preciso superar a cultura machista ...................................................................................... 23 

Nacional Informa: uma cobertura quase perfeita dos fatos políticos ........................... 24 

É preciso ouvir o outro lado ..................................................................................................... 26 

Falamos da operação da PF sem citar Paulo Bernardo .................................................... 26 

Oi, que empresa respeitável! .................................................................................................... 27 

Ouvidoria nos veículos da EBC 

Programas da Ouvidoria ............................................................................................................ 30 

Colunas da Ouvidoria.................................................................................................................. 30 

Manifestações do público 

TV Brasil ........................................................................................................................ 37 

Agência Brasil e Portal EBC ...................................................................................... 40 

Sistema de Rádios ...................................................................................................... 44 

Monitoramento e Gestão da Informação 

Mapeamento das demandas .................................................................................... 48 

Processos pendentes ..................................................................................................... 53 

Estatísticas de atendimento ......................................................................................... 55 

Serviço de Informação ao Cidadão - SIC ................................................................. 62 

 

 

 

 

 

 

 

 



    Análise de conteúdo 



 6 

Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - TV Brasil   

Análise técnica de uma edição do Repórter Brasil, edição da tarde 

A Ouvidoria analisou a edição de 01/06 do Repórter Brasil Tarde. A avaliação final é de que foi 

um telejornal informativo, correto do ponto de pista da informação e apresentação, mas com 

alguns pequenos problemas de ordem técnica que consideramos importante apontar. 

Quando menos ajuda a dizer mais 

Na entrada ao vivo, de Brasília, sobre o anúncio do nome para o Ministério da Transparência e 

da cerimônia de posse de titulares de outras estatais no Governo interino, o texto muito exten-

so da repórter acabou propiciando algumas derrapadas. Uma delas foi ao citar que o presiden-

te interino se referiu aos “100 milhões de brasileiros desempregados”, quando ele, na verdade, 

disse “11 milhões de brasileiros desempregados”, correção que foi feita pela apresentadora ao 

final da reportagem. Outro equívoco foi cometido ao dizer que Temer afirmou que os gastos 

com educação e saúde não serão reduzidos com a PEC “que o Executivo vai enviar ao Palácio 

do Planalto para limitar os gastos públicos”. Ou seja, o Executivo vai enviar a si mesmo.  

Para aliviar a massa de texto e evitar tropeços, as muitas referências às opiniões do presidente 

interino, Michel Temer, sobre o cenário encontrado ao assumir o governo poderiam ser supri-

midas, já que não traziam qualquer informação nova ou relevante para a matéria em pauta, 

constituindo-se apenas em críticas ao governo da presidenta afastada.  

Onde está o começo da matéria? 

Outro problema que a Ouvidoria tem percebido é que em algumas reportagens o texto da ma-

téria não tem lide; ou melhor, deixa o lide por conta da apresentadora. O texto da apresentado-

ra, chamado de “cabeça” no jargão profissional, oferece um resumo da informação principal 

que a reportagem vai trazer. Mas isso não significa que a reportagem poderá prescindir desses 

dados. Obviamente não se deverá repetir o mesmo texto que a apresentadora já leu, mas há 

que se trazer a informação completa. Basta ouvir, isoladamente, a reportagem sobre penas mais 

severas para crimes de estupro, aprovadas no Senado, que facilmente se poderá perceber a fal-

ta do referente inicial. O texto começa assim: “agora o projeto de lei da senadora Vanessa Graz-

ziotin vai para votação na Câmara dos deputados.” 

Na reportagem sobre condições precárias das cozinhas de escolas estaduais e municipais a 

mesma falha se repete – a reportagem não deixa claro que o que estava sendo mostrado era 

resultado de uma vistoria do Tribunal de Contas do Estado. Entre o texto lido pela apresentado-

ra e o início da reportagem há um corte natural. No caso dessa reportagem, como apenas ima-

gens dos problemas foram mostradas, a apresentadora poderia ter lido o texto integralmente 

(como uma nota coberta), dando sequência natural à narração. Dessa forma, não se teria a per-

cepção de uma reportagem incompleta. A reportagem sobre o Enem também apresenta a mes-

ma característica. Imaginem que essas matérias vão para um arquivo – e vão – e não terão a 

TV Brasil 



 7 

Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - TV Brasil   

cabeça de apresentação acoplada a elas; o resultado é que o material terá uma deficiência de 

informação ou de organização das informações na narrativa.  

Uma observação sobre a entonação e modulação de voz da apresentadora: dramatizar o texto 

de apresentação de assuntos dramáticos ou problemáticos (caso da vistoria em escola) se cons-

titui em interferência de opinião, que não colabora para um bom jornalismo. Interpretar alegre-

mente os assuntos que eventualmente são positivos é igualmente inadequado.  

Seu de quem? 

No quadro Linha do Tempo, uma falha na edição do áudio deixou uma frase repetir-se duas 

vezes. O uso de pronomes possessivos na terceira pessoa do singular e do plural, em narração 

de rádio e TV, também provoca um leve incômodo na compreensão do texto, ainda mais quan-

do são repetidos na mesma frase: “A fama meteórica também trouxe à tona seus problemas 

pessoais e seu lado frágil, depressivo e seus vícios.” Na televisão, soa como se o “seu”, se refe-

risse ao telespectador.  

 

Enchendo linguiça enquanto o sinal do jogo não vem  

A transmissão do jogo entre Vasco e Goiás, no dia 4/6, pela TV Brasil ficou prejudicada por um problema, 

à primeira vista, de “procedimentos”. O telespectador perdeu 30 minutos de transmissão do primeiro 

tempo.  O programa do pré-jogo teve que ser ampliado enquanto aguardava a normalização do proble-

ma. Quando a bola já rolava no campo há 10 minutos, o apresentador do pré-jogo deu o placar inicial e 

avisou sobre a falha que estava impedindo a transmissão.  Depois, o programa foi para o intervalo. Como 

o problema ainda não havia sido resolvido, a programação colocou no ar um calhau de três minutos – 

um curta metragem de desenho animado em preto e branco. No retorno do intervalo, o apresentador 

finalmente chamou o narrador do jogo, para começar a transmissão. Daí em diante, o jogo transcorreu 

sem qualquer problema aparente de transmissão, narração ou reportagem.  

De acordo o departamento de engenharia da EBC, o problema ocorreu porque houve troca do caminhão 

de externa previsto para aquela transmissão: “o procedimento do dia ficou em desacordo com o procedi-

mento padrão e o sinal só foi recebido na TV Brasil (Rio de Janeiro) após 30 minutos de jogo transcorri-

do. A empresa terceirizada assumiu a culpa pelo ocorrido”. 

 

Análise da entrevista com Dilma Rousseff 

A TV Brasil exibiu, no dia 9/6, a entrevista com a presidenta Dilma Rousseff. Desde o dia 5 de junho, 

quando a produção do material foi divulgada pelas redes sociais, a Ouvidoria começou a receber mensa-

gens de telespectadores que queriam saber quando seria a exibição. Foram 36 demandas no total. A res-

posta da área informava que não havia data prevista de estreia e que, quando houvesse a decisão, have-

ria uma chamada durante a programação da emissora para comunicar o horário. 

A relevância da entrevista é indiscutível. Dilma é uma das principais personagens da política nacional e 

está no centro de uma crise que envolve o processo de impeachment que tramita no Senado contra ela. 

Desde que houve a intensificação do processo de impeachment, nenhuma emissora de televisão brasilei-

ra havia realizado uma conversa em profundidade com a presidenta. A versão de Dilma sobre os fatos foi, 



 8 

Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - TV Brasil   

até então, veiculada em notas oficiais, a partir de pronunciamento e entrevistas coletivas quase sempre 

como complementação de reportagens. Na entrevista da TV Brasil, o telespectador teve tempo para ouvir 

a versão de Dilma. 

Em relação à entrevista, os aspectos técnicos deixaram a desejar. A conversa teve trechos editados e não 

foi veiculada na íntegra. Os cortes da edição foram bruscos. Apesar da experiência do jornalista que fez a 

apresentação, a postura dele no vídeo deixou a desejar. Balançando incessantemente as pernas e sentan-

do-se relaxadamente na cadeira, a imagem ficou deselegante. Na abertura da entrevista, por exemplo, o 

entrevistador se refere a Dilma como a pessoa que recebeu “um prêmio”, que é administrar o país em 

meio a uma tempestade política e em um cenário de dificuldades econômicas. O tom era de ironia, uma 

espécie de brincadeira que destoava totalmente do nível de seriedade e expectativa que cercava a entre-

vista.  

Durante os primeiros 10 minutos, a entrevista fez uma cronologia das dificuldades econômicas recentes 

do país. O fato, apesar de relevante, certamente não era o aspecto mais esperado pela audiência, e fez 

com que o início do programa ficasse arrastado e desinteressante. O assunto urgente, que é o processo 

de impeachment, demorou a entrar na conversa. Assuntos recentes que eram de conhecimento público 

através da mídia também não foram abordados. 

Ao final, faltaram os créditos da equipe técnica que atuou na produção e transmissão do programa. Se o 

público reconhecer que há mérito na veiculação da entrevista, os profissionais das áreas técnicas e ope-

racionais não podem ter o trabalho reconhecido.  

 

TV Brasil sai do ar no Rio de Janeiro 

No dia 9/6, a TV Brasil saiu do ar por volta das 5h da manhã.  Até o fechamento deste texto, a ouvidoria 

recebeu 49 reclamações. Uma das mensagens foi de Pablo Mendes (Processo 1941-TB-2016). Ele conta 

que a família não conseguiu assistir a entrevista com a presidenta Dilma Rousseff, porque o canal estava 

fora do ar. Já Carlos Pinheiro (Processo 1834-TB-2016) afirma que o filho deixou de acompanhar a pro-

gramação infantil devido à ausência do sinal.  

Em resposta aos demandantes, a área técnica informou que houve um problema elétrico onde ficam lo-

calizados os transmissores, mas não deu previsão de quando o sinal seria restabelecido. De acordo com a 

Superintendência de Suporte (Susup), um gerador de externa foi usado como paliativo e o sinal voltou 

no mesmo dia, às 16h50. Entretanto, até o dia 15 a Ouvidoria continuou recebendo mensagens com re-

clamações sobre o sinal no Rio de Janeiro, informando dá má recepção em algumas localidades e ainda 

de ausência de sinal em outras. 

Os problemas nos transmissores não são novidade nos veículos da EBC.  Uma das frequências da rádio 

Nacional da Amazônia está sem funcionar há quase dois anos. No Rio de Janeiro, a Ouvidoria já regis-

trou, em outras ocasiões, problemas estruturais de eletricidade e no ar-condicionado que interferiram na 

produção das rádios. No ano passado, em uma pesquisa de satisfação, o público mostrou-se satisfeito 

com a programação da MEC FM, porém criticou a qualidade da recepção do sinal da emissora. 

A Ouvidoria consultou a Susup sobre as dificuldades que a área enfrenta para resolver problemas que 

afetam os transmissores. Em resposta, o setor informou que nos últimos cinco anos os investimentos caí-

ram praticamente a zero. Também garantiu que existem projetos de atualização e modernização do par-

que de transmissão, mas é justamente a falta de recursos financeiros que impede o desenvolvimento dos 

trabalhos.  



 9 

Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - TV Brasil   

Uma bomba-relógio 

Um dos assuntos mais recorrentes nas reclamações do público é a qualidade do sinal das emis-

soras da EBC. No dia 9/6, por exemplo, a TV Brasil deixou de ser transmitida para a televisão 

aberta no Rio de Janeiro, porque houve um desligamento da energia no local onde estão insta-

lados os equipamentos da emissora. A MEC FM também foi prejudicada. Apesar de medidas 

paliativas para solucionar o problema, a Ouvidoria registrou mensagens de ouvintes e telespec-

tadores nos dias subsequentes. 

Questionada pela Ouvidoria, a área de engenharia informou a situação da rede de distribuição 

de sinal e dos equipamentos das emissoras da EBC. O mapa de risco mostra diversos setores 

em que a classificação é “extremamente grave” e indica a “necessidade de uma ação imediata”. 

Conforme o mapa de risco, a Nacional FM, por exemplo, tem um transmissor antigo, sem peças 

e tudo indica que o equipamento vai “piorar rapidamente”. O mesmo se aplica para os trans-

missores da MEC FM que operam em “baixíssima potência”.  

Os problemas dos equipamentos não são apenas nos transmissores. Na TV Brasil no Rio de Ja-

neiro, o mapa de risco aponta uma situação “muito grave” que envolve câmeras dos estúdios, 

baterias para câmeras portáteis, ilhas de edição e parte do sistema de ar-condicionado. 

Em uma tabela referente ao sistema de eletricidade de Brasília, todos os indicadores mostram 

uma situação “urgente” ou de “necessidade de ação imediata”. Entre os apontamentos estão a 

infraestrutura elétrica da torre de TV digital, nobreaks sem manutenção e os geradores da sede 

da empresa no Venâncio 2000. 

A Ouvidoria perguntou a razão dos problemas frequentes que os equipamentos das emissoras 

da empresa enfrentam. De acordo o setor, “tem cinco anos que nossos investimentos caíram a 

praticamente a zero, sendo que não havíamos sequer concluído o plano inicial de trabalhos de 

implantação da EBC”. Ainda foi informado à Ouvidoria que existem projetos de atualização e 

modernização. “Ocorre que estamos mantendo o foco na manutenção preventiva e corretiva de 

nossas estruturas. A dificuldade para a realização dos projetos de atualização e modernização é, 

sem dúvida nenhuma, a falta de recursos financeiros para tal”, informou a área. 

 

Delações de Sérgio Machado contra Temer e Henrique Alves 

A edição de 15/6 do Repórter Brasil Noite errou, na escalada, ao noticiar a suspensão do sigilo das dela-

ções de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro. No primeiro trecho da escalada, em um texto 

confuso, o telejornal afirmou que ao divulgar os detalhes da delação há um acirramento na disputa polí-

tica, atribuindo a responsabilidade desse embate ao Supremo Tribunal Federal. A afirmação foi a seguin-

te: “O Supremo divulga os detalhes da delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Macha-

do, e aumenta a confusão no mundo político”. 

O outro trecho com equívoco foi que “o delator afirma que presidente interino Michel Temer recebeu 1,5 

milhão de reais de doação ilegal para a campanha do PMDB em São Paulo”. No entanto, segundo Ma-

chado, o presidente interino pediu uma contribuição de 1,5 milhão para a campanha de Gabriel Chalita. 

O sentido do verbo receber é diferente de pedir. O primeiro sugere que houve uma entrega direta de 

dinheiro a Temer. Em relação à matéria, o texto foi correto. Até mesmo a impropriedade do uso dos ver-

bos receber e pedir não apareceu na reportagem.  



 10 

Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - TV Brasil   

No dia seguinte, a saída do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, foi um dos principais assuntos 

do telejornal Repórter Brasil Noite. A reportagem inicia com a resposta de Michel Temer, em coletiva à 

imprensa, sobre a delação de Sérgio Machado. Logo em seguida, a matéria trata das informações relati-

vas ao ministro do Turismo. O texto foi correto e informou o que Machado teria dito sobre Alves e mos-

trou a carta de demissão. A reportagem ainda trouxe a repercussão das delações de Machado no Sena-

do.   

 

Sem intervenção, programa Reencontro continua como um palanque 

eleitoral  

O programa religioso Reencontro continua fazendo publicidade de candidatos às próximas eleições. Des-

ta vez, a conversa em 18/06 foi com o candidato a vereador pastor Alexandre Raposo (PSC). O apresenta-

dor do Reencontro informou que o entrevistado vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Nite-

rói.  

Como ocorreu em outras ocasiões, a entrevista foge da temática do programa, que deveria ser religião, 

para abrir espaço para pré-candidatos a cargo eletivo. Em geral, as entrevistas que o Reencontro faz com 

políticos soam como propaganda política, onde pré-candidatos são entrevistados para opinar sobre a 

política nacional, situação de municípios e informar as bandeiras que defendem. Nessa última ocorrência, 

o entrevistado trouxe suas impressões sobre a política com comentários como “Niterói passa um mo-

mento conturbado politicamente” e “o nosso partido é o Brasil”. 

O apresentador do programa perguntou, inclusive, se o pré-candidato já tem algum projeto político além 

da Câmara Municipal de Niterói: “Você tem alguma aspiração a mais para o público fluminense?” A per-

gunta foi a deixa para o entrevistado recapitular rapidamente sua militância política e garantir que “tudo 

tem o primeiro passo”. Nesse caso, o primeiro passo está sendo dado com a ajuda da TV Brasil, uma 

emissora pública em que não se pode, por lei, fazer proselitismo político e muito menos propaganda 

eleitoral gratuita.  

Essa não é a primeira vez que a Ouvidoria leva o assunto à diretoria executiva, através dos Boletins, e ao 

Conselho Curador, através de relatórios. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=D6n1nvWFdA4
https://www.youtube.com/watch?v=zkzstZlMy_U
https://www.youtube.com/watch?v=v4Ft_F3hd8I
https://www.youtube.com/watch?v=xOpbTJuOK4Y
https://www.youtube.com/watch?v=D6n1nvWFdA4
https://www.youtube.com/watch?v=D6n1nvWFdA4
https://www.youtube.com/watch?v=D6n1nvWFdA4
https://www.youtube.com/watch?v=D6n1nvWFdA4
https://youtu.be/061Ha2nI05k
https://youtu.be/061Ha2nI05k


 11 

Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - TV Brasil   

Desrespeito à comunidade evangélica em programa infantil 

A Ouvidoria recebeu, no dia 20/6, a mensagem do telespectador Leandro Domingos (Processo 

1963-TB-2016) em que ele reclama do episódio O Profeta, do desenho animado Brichos. 

“Gostaria de parabenizá-los pela programação principalmente para o público infantil, mas hoje 

o desenho Brichos debochou do culto evangélico. Concordo que existem pessoas mal intencio-

nadas em todos os lugares, mas para expor uma religião, qualquer que seja, é preciso observar 

sua fonte e a fonte do evangelho é a Bíblia, por isso sugiro que revejam esse conteúdo e não 

generalizem o culto evangélico por causa de alguns que infelizmente usam a fé do povo em 

benefício próprio”, afirma. 

Inicialmente, a resposta da área para o telespectador foi evasiva: “Muito obrigado pela colabo-

ração e audiência”. A Ouvidoria não encaminhou esta mensagem e solicitou ao departamento 

de programação que analisasse novamente a demanda.  

Esta não é a primeira vez que este episódio do desenho Brichos é alvo de críticas. No dia 15/2, 

a telespectadora Miriam Tomázio (Processo 439-TB-2016) entrou em contato com a Ouvidoria 

para fazer uma reclamação semelhante. Ela conta que assistiu ao programa ao lado da filha de 

quatro anos e ficou indignada com a maneira que a comunidade evangélica foi retratada: 

“Gente isso não é ensinar a criança sobre tolerância, mais sim zombar da fé dos outros. Sou 

evangélica e me senti envergonhada diante de minha filha do jeito que foi mostrada a nossa 

religião. Por que não um padre, um espírita ou sei lá quem? Mas sabe de uma coisa, ninguém 

merece ver isso, pois todos merecem respeito”, reclamou. 

Naquela ocasião, a Ouvidoria fez uma análise do desenho e constatou as inadequações. A his-

tória mostra a chegada do líder religioso Léo do Céu à vila. Apesar de não citar um segmento 

religioso específico, Léo é caracterizado como um leão que tem o perfil de um pastor evangéli-

co neopentecostal. O discurso do líder religioso está entre a incitação ao medo, promessas de 

milagres e cobranças abusivas de dízimo.  

No final da história, os animais colocam uma câmera oculta na roupa de Léo e descobrem que 

ele quer arrecadar o máximo de dinheiro para ser candidato a prefeito - uma crítica aos pasto-

res que ocupam cargo eletivo, mas que acaba por incidir sobre todos os que professam a reli-

gião, conforme reclamam os telespectadores.  O desenho reforça estereótipos ao atacar direta-

mente um segmento religioso. Valores fundamentais dos neopentecostais, como o dízimo, são 

retratados de maneira caricatural. De forma geral, o episódio sobre Leó do Céu diz que a base 

neopentecostal engana seus fiéis. O desenho contribui para manter um modo de leitura destor-

cido sobre uma prática religiosa, seus líderes e seguidores. 

O assunto foi publicado no Boletim da Ouvidoria, publicado em relatório e discutido no Conse-

lho Curador. No entanto, o episódio O Profeta continuou a ser exibido. Pelo menos em três 

ocasiões para diferentes instâncias da EBC a Ouvidoria apontou as inadequações; no entanto, as 

reprises não cessaram. Em comunicação direta com a área responsável, a resposta que a Ouvi-

doria teve foi de que não haviam recebido nenhuma recomendação para retirar o desenho do 

ar. Ao que tudo indica, a TV Brasil vai persistir no erro de não adotar para si aquilo que reco-

menda aos outros. 

 



 12 

Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - TV Brasil   

Emprego medíocre? 

O telejornal Repórter Brasil Noite, edição de 21/6, veiculou uma reportagem sobre o empreen-

dedorismo entre jovens. A reportagem, produzida pela Rede Minas, mostra que a crise econô-

mica e o medo do desemprego obrigaram profissionais a abrirem o próprio negócio. No entan-

to, na escalada do telejornal, o apresentador se referiu a essa matéria da seguinte forma: “A 

maioria dos jovens empreendedores brasileiros preferem se arriscar em busca do sucesso do 

que se manter em um emprego medíocre”.  

Não há na reportagem qualquer menção relacionada à expressão “emprego medíocre”. A ma-

téria fala apenas que há entre os jovens uma resistência em ficar durante anos em uma empre-

sa. Então, vale a pergunta: o que seria, para o Repórter Brasil, um emprego medíocre?  

 

A prisão de Paulo Bernardo 

Na edição do dia 23/6, o telejornal Repórter Brasil Tarde noticiou de forma precisa a prisão do 

ex-ministro Paulo Bernardo. Da esplanada dos Ministérios, uma jornalista deu os detalhes ao 

vivo sobre a investigação e mostrou rapidamente a movimentação da Polícia Federal em frente 

ao prédio onde reside o ex-ministro. Houve também nota da defesa do ex-ministro.  

Em uma nota coberta, o Repórter Brasil também mostrou a trajetória política recente de Paulo 

Bernardo como ministro dos governos Lula e Dilma. Um equívoco observado nessa nota foi no 

trecho que explica que Bernardo teria favorecido uma empresa de informática responsável pela 

gestão dos contratos de crédito consignado dos servidores públicos. Para ilustrar essa informa-

ção sobre os empréstimos consignados, a reportagem mostrou imagens de dois idosos, já que 

essa é uma modalidade de crédito usualmente utilizada por aposentados. No entanto, para o 

telespectador desatento, pode dar a entender que aquelas duas pessoas também estariam en-

volvidas no esquema. 

Ao vivo, uma repórter de São Paulo complementou as informações da operação. Como ocorreu 

anteriormente, as informações foram precisas e bem detalhadas. O que deixou a desejar foi não 

apresentar o posicionamento da defesa de duas pessoas que foram presas e outras duas que 

foram conduzidas judicialmente. Entre os conduzidos está o jornalista Leonardo Attuch, editor 

responsável do site Brasil 247. Pela manhã, o site emitiu uma nota informando que não houve 

condução, mas um convite para Attuch prestar depoimento na Polícia Federal. 

 

 

 

 

 

 

 

 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Agência Brasil e Portal EBC 

 13 

O diabo mora nos detalhes e é vizinho dos números 

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, começa a temporada dos 

exageros nas estimativas de quanto dinheiro os turistas estrangeiros que são esperados para 

assistir estes megaeventos vão injetar na economia do país. Muitas vezes os exageros são das 

autoridades responsáveis pelos eventos ou dos dirigentes das organizações interessadas na 

promoção do turismo, mas os jornalistas também podem se confundir diante dos dados que 

são apresentados;  as duas situações assinalam a importância de um cuidado especial na apura-

ção das informações. 

Em matéria publicada pela Agência Brasil em 3/6, "Isenção de visto eleva para mais de 500 mil 

expectativa de turistas na Olimpíada",  relata-se que, segundo o chefe da Assessoria Especial de 

Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Acir Pimenta, "os norte-americanos são, em 

geral, os turistas que mais gastam quando vêm ao Brasil, com cerca de US$ 1,5 mil por 

dia [grifo nosso] para uma estada de 20 dias, em média, 'bem mais do que o argentino, que 

gasta US$ 200 a US$ 300 por dia'. Por essa razão, a expectativa do ministério é que o aumento 

previsto de turistas [em função da isenção de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá, 

Austrália e Japão] também se configure no reforço de recursos de moeda forte para o Brasil". 

Dados mais realistas podem ser encontrados na pesquisa realizada pela Fundação Instituto de 

Pesquisa Econômica (Fipe) para o Ministério de Turismo através de entrevistas com mais de dez 

mil turistas estrangeiros que estiveram no Brasil para a Copa do Mundo em 2014. De acordo 

com os resultados dessa pesquisa, “a média de desembolso diário foi de US$ 134. (...) Em ter-

mos totais, o gasto per capita do estrangeiro durante a Copa foi de pouco mais de US$ 2 mil 

para um tempo de permanência médio entre 13 a 15 dias”. 

No meio de um texto longo e cheio de dados, o exagero na matéria da Agência Brasil referente 

ao gasto diário facilmente passa despercebido. No entanto, este tipo de erro, seja oriundo da 

falta de apuração ou da falta de aspas por parte do repórter, não é sem consequências. Neste 

caso, ele serve para reforçar expectativas falsas em relação aos impactos econômicos dos me-

gaeventos. A única maneira de evitar a armadilha do poder de persuasão aparentemente obje-

tivo dos dados é de estar constantemente atento para questionar e conferi-los.  

Acesse aqui a matéria: 

Isenção de visto eleva para mais de 500 mil expectativa de turistas na Olimpíada 

 

Agência Brasil e Portal EBC 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/isencao-de-vistos-durante-olimpiada-tera-repercussao-positiva-para-brasil


Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Agência Brasil e Portal EBC 

 14 

Agência Brasil reproduz conteúdo de parceira sem apurar 

Às 9h09 da manhã de sexta-feira, 3/6, a Agência Brasil reproduziu uma reportagem da Agência 

Sputnik Brasil sobre os confrontos em várias partes da capital da Venezuela, Caracas, provoca-

dos pela falta de comida e outros bens e serviços. Os confrontos tinham acontecido no dia an-

terior, mas este fato não foi registrado. Além disso, houve outras omissões e erros de informa-

ção que podem ter passado aos leitores uma impressão distorcida dos acontecimentos. 

De acordo com a matéria, “as manifestações começaram depois que os militares do Exército 

Nacional confiscaram produtos em várias partes do bairro San Martín a fim de enviá-los aos 

centros de abastecimento locais, onde são entregues à população. Segundo a informação di-

vulgada pelo canal de televisão NTN24, os habitantes do bairro quiseram impedir o confisco. A 

agência El Nacional informa que, nos confrontos, o Exército usou gás lacrimogêneo. Depois, os 

protestos se deslocaram para outros bairros de Caracas, chegando também ao centro da cida-

de, onde as pessoas encheram a Avenida das Forças Armadas, entrando em confronto com os 

militares. Seis pessoas foram detidas”. 

Ao contrário do que consta na reportagem, os militares do Exército venezuelano não tiveram 

nenhuma participação nesses eventos. A força responsável pelo confisco dos alimentos e pela 

repressão dos manifestantes foi a Guardia Nacional de Venezuela, equivalente à Polícia Militar. 

A Guardia Nacional tem sido mobilizada frequentemente pelo governo contra os protestos da 

oposição. Desta vez foi contra as pessoas que aguardavam em filas a chegada de caminhões 

que transportavam produtos como arroz e açúcar aos mercados para os quais os alimentos fo-

ram destinados. 

É interessante notar que na versão da Agência Sputnik em francês a identificação da força foi 

correta: “Garde nationale”. Em uma versão resumida no site da agência em inglês a referência 

foi mais genérica: “security forces” (forças de segurança). Nos sites da agência em espanhol e 

italiano o assunto não foi noticiado. O erro na versão brasileira pode ter sido um lapso da tra-

dução. Mas nem por isto a importância deve ser minimizada, pois, dependendo das circunstân-

cias históricas, existem diferenciais entre os diversos braços das forças armadas de um país que 

afetam sua disponibilidade para serem acionadas no cenário político interno. Neste caso, por 

exemplo, há relatos de que o Exército venezuelano, embora longe de mostrar simpatia à oposi-

ção do país, rechaçou uma iniciativa do governo de usá-lo para interferir, no dia da votação, 

nas eleições parlamentares que deram uma maioria para a oposição em dezembro de 2015. 

Depois de confiscados, os alimentos foram levados para locais caracterizados na reportagem 

como “centros de abastecimento locais”, onde os alimentos “são entregues à população”. É 

possível detectar nesta linguagem traços sugestivos de uma política nos moldes do Robin Ho-

od, que tirou dos ricos para dar aos pobres. Faltou informar que San Martín, onde os protestos 

começaram, é um bairro cujos habitantes são das classes médias e populares e que os centros 

de abastecimento locais são os Comitês Locais de Alimentação e Produção (CLAP), criados pelo 

governo em abril para lidar com a crise de abastecimento. Para participar na distribuição dos 

alimentos, as famílias têm que se registrar nos CLAP. Estes comitês já foram denunciados pela 

oposição por praticarem favoritismo em prol das áreas pobres dominadas pelo partido do go-

verno (PSUV), segundo veículos da imprensa venezuelana. 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Agência Brasil e Portal EBC 

 15 

Enfim, sem que seja preciso entrar mais profundamente na polêmica sobre as causas da crise e 

da sua eventual exploração pela oposição, a cobertura está incompleta quando deixa de cons-

tatar toda a extensão da presença governamental nas respostas e está errada quando deixa de 

identificar corretamente as organizações encarregadas de executar essas funções. O fato do 

conteúdo ser proveniente de uma agência parceira não exime a Agência Brasil de sua responsa-

bilidade de apurar as informações que são repassadas aos seus leitores. 

Acesse a matéria: 

Falta de alimentos provoca confrontos na Venezuela 

 

Entre o interesse público e o interesse do público 

A Agência Brasil publicou apenas uma notícia, na última semana, sobre a crise na Venezuela e a 

posição do governo brasileiro em relação à situação daquele país, apesar de ter havido um en-

contro em Brasília, na terça-feira (14/6), entre o líder da oposição venezuelana, Henrique Capri-

les, e o ministro das Relações Exteriores, José Serra. Houve também uma onda de protestos e 

saques em várias cidades venezuelanas na terça e quarta-feira (14 e 15/6), com centenas de pri-

sões e quatro mortes.  

As notícias mais recentes divulgadas pela Agência Brasil sobre esses aspectos da crise venezue-

lana foram uma matéria fornecida pela Agência Sputnik Brasil (3/6) sobre os confrontos provo-

cados na capital, Caracas, pela falta de alimentos, e outra (6/6) sobre uma nota emitida pelo 

ministro Serra, expressando a apreensão com que o governo brasileiro está acompanhando a 

situação, o apoio a iniciativas para promover o entendimento entre o governo e a oposição e a 

disposição de colaborar com o atendimento das carências mais críticas da população 

(alimentos e medicamentos). 

Enquanto isso, quatro matérias foram publicadas na quarta-feira (15/6) sobre o menino arrasta-

do e morto por um jacaré em um complexo turístico da Disney em Orlando, no estado da Flori-

da, nos Estados Unidos.  

 

Quando a informação não é obvia para o leitor 

Em 18/5 uma matéria publicada pela Agência Brasil informou sobre a decisão da ministra do 

Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, de notificar a presidenta afastada, Dilma Rousseff, 

sobre uma interpelação judicial proposta por seis deputados federais, que questionaram a utili-

zação da expressão “golpe de Estado” em discursos onde ela se referia ao processo de impe-

achment. Três semanas depois, em 8/6, outra matéria foi publicada sobre a resposta entregue 

ao STF pela presidenta afastada. 

O fato da ação ter sido acatada pela ministra e atendida pela presidenta afastada - a resposta 

não é obrigatória nesses casos - implica que algo de natureza jurídica estava em jogo. Nos con-

teúdos das duas matérias, porém, o que transparece é mais uma disputa retórica que teve a 

Corte como palco. 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-06/falta-de-alimentos-provoca-confrontos-na-venezuela


Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Agência Brasil e Portal EBC 

 16 

As duas matérias reproduziram os argumentos apresentados pelos dois lados. Na primeira ma-

téria consta que a acusação feita pelos deputados contra a presidenta afastada era dela fomen-

tar ruptura na sociedade brasileira e eles cobravam explicações sobre “a natureza, os motivos e 

os agentes desse suposto 'golpe'”, para, de acordo com a matéria, livrar a nação das dúvidas 

sobre o que e quem ela estava denunciando. 

Por sua vez, a segunda matéria assinala que a defesa da presidenta afastada se apoiava, dentre 

outras evidências, nos escritos de juristas, cientistas políticos e jornalistas que aderem à tese de 

que um golpe de Estado está em curso no Brasil e nas gravações feitas pelo ex-presidente da 

Transpetro, que revelam o que seriam os verdadeiros motivos por trás do processo de impe-

achment. Além disso, a defesa alegava que o incômodo dos membros e defensores do governo 

interino com o uso da expressão “golpe” demonstrava que “as palavras, sempre que expressam 

uma realidade que se deseja ocultar, ferem de morte os ouvidos dos que preferem o silêncio à 

revelação da verdade”. 

Nesta troca de argumentos o que a reportagem deixou de esclarecer foi o objetivo jurídico por 

trás da iniciativa dos deputados. Os leitores podiam imaginar que a presidenta afastada estives-

se sendo o alvo de acusações de atos de perturbação da ordem pública, algo semelhante aos 

atos de subversão no tempo do regime militar. A resposta dela, inclusivamente com referências 

citadas na segunda matéria a sua resistência à prisão e às torturas naquela época, tende a re-

forçar esta impressão. 

Na realidade, o propósito dos deputados era de induzir a presidenta afastada a “dar nome aos 

bois”. Dai a importância de entender a função da “interpelação judicial”. De acordo com a pro-

fessora de direito penal da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Católica de Pelo-

tas, Ana Cláudia Lucas: “O artigo 144 do Código Penal Brasileiro assegura o pedido de explica-

ção em juízo, ou interpelação judicial, sempre que alguém se julgar ofendido por referências, 

alusões ou frases que podem caracterizar, em tese, calúnia, difamação ou injúria, mas que con-

tém, pela dubiedade ou ambiguidade das palavras proferidas, incerteza sobre a ocorrência do 

crime”. 

Então, o que os deputados fizeram foi montar uma armadilha para tentar obter provas suficien-

tes para acionar a presidenta afastada por crimes contra a honra. Neste contexto, outro trecho 

da resposta citado na segunda matéria, sobre a identidade dos agentes do suposto golpe, ga-

nha outra conotação. Neste trecho a defesa afirmava que “fica evidente de que todos os agen-

tes públicos e privados, que de forma dolosa tenham atuado, de algum modo, para que esse 

processo de impeachment tivesse andamento, indiscutivelmente, devem ser tidos do ponto de 

vista histórico e político como coautores deste golpe de Estado em curso no Brasil”. 

Percebe-se, portanto, que para a defesa a retórica não foi retórica pura. Foi retórica para não 

cair em uma armadilha. Em toda a manifestação da defesa, aliás, nenhum nome foi citado dire-

tamente. Apareceram apenas referências indiretas. Para os produtores da reportagem, este as-

pecto da resposta não ser comprometedora podia ser tão óbvio que a informação pudesse ser 

dispensada. Para os leitores, porém, ela teria proporcionado outra dimensão à reportagem. 

Leia as matérias: “Dilma é notificada pelo STF para explicar por que chama impeachment de 

golpe” - “Em defesa no STF, Dilma reitera que está em curso um golpe de Estado no país” 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-05/dilma-e-notificada-pelo-stf-para-explicar-porque-chama-impeachment-de-golpe
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-05/dilma-e-notificada-pelo-stf-para-explicar-porque-chama-impeachment-de-golpe
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-06/dilma-entrega-manifestacao-na-qual-defende-que-um-golpe-esta-em-curso-no


Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Agência Brasil e Portal EBC 

 17 

Agência Brasil diverge sobre nacionalidade do autor do massacre em 

Orlando 

No domingo, 12/6, a Agência Brasil publicou sete matérias nas quais Omar Mateen foi identifi-

cado como responsável pela morte, durante a madrugada, de 49 frequentadores de uma boate 

gay nos Estados Unidos. Duas das matérias não deram nenhuma informação sobre a origem da 

família do assassino, que nasceu nos EUA, mas em duas ele apareceu como “filho de paquista-

neses” e, em outras três, como “filho de afegãos”. 

A identificação correta – que Mateen é filho de afegãos – está nas duas primeiras matérias da 

sequência, ambas produzidas por um correspondente da Agência Brasil nos EUA, que citou vá-

rias fontes locais das informações. A identificação errada do Mateen ser filho de paquistaneses 

veio nas duas matérias seguintes. Ambas foram produzidas pela reportagem, em Brasília, cuja 

pauta eram as mensagens sobre o acontecimento postadas no Twitter pelo presidente interino, 

Michel Temer, e pela presidenta afastada, Dilma Rousseff. Nessa matéria, a origem da família do 

assassino entrou como um dado complementar, sem referência à fonte da informação. Mais 

tarde, em outra matéria produzida também pela reportagem de Brasília, a identificação foi feita 

de forma correta. Mas o erro nas duas matérias anteriores não foi corrigido. 

Embora pareça um erro banal, cometido por distração, é necessário frisar que as implicações 

são bastante sérias, por envolverem a questão das origens e possíveis vínculos do autor de um 

crime que está sendo tratado como um ato de terrorismo. A gravidade se configura, como 

sempre, na multiplicação do erro por várias outras mídias que reproduzem, na íntegra, as re-

portagens da Agência Brasil. 

Acesse as matérias: 

EUA: identificado como o atirador, Omar Mateen tinha 2 licenças de arma de fogo 

Massacre em boate de Orlando é um dos maiores atentados da história dos EUA 

Pelo Twitter, Temer lamenta atentado em Orlando 

Dilma condena intolerância e preconceito ao lamentar atentado nos EUA 

Não há notícias de brasileiros entre vítimas de ataque a boate em Orlando 

 

Dados que necessitam de revisão 

O assassinato de 49 frequentadores de uma boate gay nos Estados Unidos na madrugada de 

domingo, dia 12/6, teve ampla repercussão no Brasil. Uma das perspectivas pelas quais a Agên-

cia Brasil registrou os reflexos e as reações foram as manifestações solidárias que ocorreram em 

várias cidades brasileiras. O alto índice de homicídios de integrantes da comunidade LGBT no 

Brasil é um dos fatores principais que motivaram essas manifestações. 

Uma das matérias publicadas pela Agência Brasil na noite de domingo - Ato em São Paulo lem-

bra massacre em Orlando e homenageia vítimas de homofobia - foi sobre um ato realizado na 

cidade de São Paulo em homenagem às vítimas. A reportagem entrevistou dois participantes. 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-06/eua-identificado-como-atirador-omar-mateen-tinha-2-licencas-de-armas
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-06/massacre-em-boate-de-orlando-e-um-dos-maiores-da-historia-norte
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-06/pelo-twitter-temer-lamenta-atentado-em-orlando
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-06/dilma-condena-intolerancia-e-preconceito-ao-lamentar-atentado-nos-eua
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/nao-ha-noticias-de-brasileiros-entre-vitimas-de-ataque-boate-em-orlando
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/ato-em-sao-paulo-lembra-massacre-em-orlando-e-homenageia-vitimas-de-homofobia
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/ato-em-sao-paulo-lembra-massacre-em-orlando-e-homenageia-vitimas-de-homofobia


Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Agência Brasil e Portal EBC 

 18 

Um deles foi Maju Giorgi, do movimento Mães pela Diversidade. Segundo a entrevistada, “o 

Brasil é campeão mundial de assassinatos por violência homofóbica. A cada dia, no ano passa-

do, 315 LGBTs foram mortos”. 

A cifra apontada pela entrevistada e citada entre aspas na reportagem está correta, mas para o 

ano inteiro, não como índice diário. Se o índice diário fosse 315, o total anual de vítimas de ho-

micídios homofóbicos no Brasil seria quase o dobro da soma de todas as mortes violentas in-

tencionais no país, de acordo com os dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança 

Pública: 48,5 mil em 2014. 

O problema da homofobia no Brasil é grave. Nos rankings de várias Ongs nacionais e internaci-

onais, o Brasil é de fato o líder mundial no número de vítimas de homicídios homofóbicos. 

Mesmo assim, quando dados estatísticos são citados, compete, ao redigir o texto, perceber e 

evitar as incorreções nas falas dos entrevistados, para não reproduzi-las. Para esta finalidade, os 

dados podem ser comparados aos parâmetros que são de conhecimento geral, mais ainda para 

os profissionais do jornalismo, que trabalham regularmente com os resultados de estudos co-

mo o Mapa da Violência, por exemplo. Exageros, ainda que nas falas dos entrevistados, minam 

a confiabilidade das informações e do veículo que as divulga. 

 

Agência tropeça em assunto requentado pelo release 

Na segunda-feira (13/6), às 18h30, a Agência Brasil publicou uma matéria com o título 

“Ministério prorroga 23 adesões ao programa de proteção ao emprego”, conhecido pela sigla 

PPE. Na manhã do dia seguinte a Ouvidoria recebeu uma demanda sobre a matéria, que foi en-

caminhada imediatamente à Suadi. 

Na mensagem o demandante, que trabalha na redação de uma empresa de comunicação espe-

cializada na indústria automobilística, reclamou: “A notícia divulgada em 13/6 sobre a prorroga-

ção do PPE nas montadoras é antiga. Nem Mercedes nem Volkswagen prorrogaram o PPE, trata

-se aparentemente de um release com conteúdo antigo publicado pela agência”. 

Na verdade, o conteúdo da notícia não era antigo. Pelo contrário, as informações transmitidas 

pela Agência Brasil apareceram em uma notícia divulgada no site do Ministério do Trabalho e 

Previdência Social (MTPS) na mesma data. Porém, com falhas e omissões que acabaram conta-

minando as informações reproduzidas pela Agência Brasil. A principal delas se reflete no tempo 

verbal utilizado no título: “prorroga”, que dá a impressão de que se trata de determinações atu-

ais do Ministério, quando na realidade as 23 adesões prorrogadas ocorreram ao longo do perí-

odo desde a implantação do PPE em agosto de 2015. Além disso, dentre as adesões prorroga-

das, algumas não foram prorrogadas outra vez quando o prazo da primeira prorrogação expi-

rou. 

A Agência Brasil respondeu ao demandante: “Identificamos o erro um dia depois da publicação 

da matéria e, depois de nova apuração, alteramos o texto e o título”. No final da matéria foi 

acrescentada uma nota avisando que a matéria tinha sido alterada e que “as prorrogações fo-

ram feitas no período de agosto de 2015 a fevereiro de 2016 – informação que não constava no 

texto original. 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-06/ministerio-prorroga-23-adesoes-ao-programa-de-protecao-ao-emprego


Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Agência Brasil e Portal EBC 

 19 

O título foi alterado para esclarecer essa informação”. Depois da alteração, o título ficou 

“Ministério prorrogou 23 adesões ao Programa de Proteção ao Emprego, diz balanço”. 

Se o equívoco foi apenas em decorrência de um lapso da Assessoria de Imprensa do Ministério, 

não se sabe. A notícia no site do Ministério foi atualizada no dia seguinte, mas o título continua 

no presente: “Ministério do Trabalho prorroga 23 adesões ao PPE”, e o que exatamente foi alte-

rado no texto não está especificado. Além disso, como se pode observar em outra matéria pu-

blicada esta semana pela Agência Brasil com informações sobre o PPE, a posição do governo 

interino em relação aos programas existentes abriga ambivalências que requerem atenção 

quando a reportagem fizer a contextualização da notícia. 

 

Operação Turbulência no Portal 

Na terça-feira (21/6) a capa do Portal EBC exibiu a seguinte manchete sobre uma operação da 

Polícia Federal: “PF prende quatro pessoas em operação envolvendo avião de Eduardo Cam-

pos”. A manchete foi acompanhada por uma foto de um homem fardado, que apontava para a 

imagem de um jato executivo projetada na parede ao lado. 

Para os que não tinham conhecimento dos detalhes da operação (apelidada “Turbulência”), que 

vinha sendo noticiada desde a manhã daquele dia, a primeira impressão era, provavelmente, de 

algo relacionado ao acidente que matou o então candidato à Presidência da República, Eduar-

do Campos, junto com outras seis pessoas, em agosto de 2014. 

Não foi exatamente isto que a manchete anunciou, mas a imprecisão da expressão “envolvendo 

avião”, corroborada por uma foto que sugere a apresentação técnica de informações de cunho 

aeronáutico, contribuíram para produzir a associação com o acidente, que está mais vivo na 

memória do público do que as suspeitas, levantadas à época e que vêm à tona novamente ago-

ra, sobre possíveis irregularidades no financiamento da campanha do ex-candidato. 

A foto propicia uma associação direta com o acidente, pois ilustrou muitas reportagens sobre 

as investigações da queda do avião. Na Agência Brasil, a matéria foi publicada em 26/01/2015 

com o título “Relatório da Cenipa é inconclusivo sobre causas de acidente com avião de Cam-

pos”. A legenda da foto: “O investigador encarregado, tenente-coronel Raul de Souza, apresen-

ta dados sobre a investigação do acidente com a aeronave que vitimou o então candidato à 

Presidência da República, Eduardo Campos”. 

A matéria publicada no Portal foi produzida pela Agência Brasil e publicada às 10h48, como sui-

te de uma matéria divulgada mais cedo, às 8h47. O título da primeira matéria foi explícito sobre 

o papel do avião na operação: “PF investiga relação de lavagem de dinheiro com avião de Edu-

ardo Campos”; a matéria informa ainda que “os detalhes da operação serão divulgados pela PF 

em entrevista coletiva, às 10h, na Superintendência da PF no Recife”. Quem tenha lido a primei-

ra matéria ou as notícias publicadas em outros veículos antes de ver a manchete e a foto na 

capa do Portal não teria caído no engano de imaginar que esta se referisse à queda do avião, 

mas de um fato novo que só veio à tona no começo do dia. 

http://www.mtps.gov.br/noticias/3480-ministerio-do-trabalho-prorroga-23-adesoes-ao-ppe
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/pf-prende-quatro-pessoas-em-operacao-envolvendo-aviao-de-eduardo-campos
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/pf-prende-quatro-pessoas-em-operacao-envolvendo-aviao-de-eduardo-campos
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/foto/2015-01/cenipa-apresenta-dados-sobre-acidente-de-eduardo-campos?id=944915
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/foto/2015-01/cenipa-apresenta-dados-sobre-acidente-de-eduardo-campos?id=944915
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/pf-investiga-relacao-de-lavagem-de-dinheiro-aviao-de-eduardo-campos
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/pf-investiga-relacao-de-lavagem-de-dinheiro-aviao-de-eduardo-campos


Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Agência Brasil e Portal EBC 

 20 

Em uma reportagem, a foto torna-se parte do texto, contribuindo para ampliar a informação, 

“contando” uma parte da notícia. Quando não há fotos relacionadas aos acontecimentos e se 

tem que recorrer ao arquivo, o melhor é escolher uma que fique “calada” e não atrapalhe a in-

formação. 

Colaborou na análise o estagiário da Ouvidoria, Raimundo Lourenço Ferreira Neto 

 

Pequenos problemas que falam mal da reportagem 

Na quarta-feira (22/6) a Agência Brasil publicou uma matéria sobre a decisão do golfista irlan-

dês, Rory McIlroy, de desistir dos Jogos Rio 2016, por causa do risco do Zika. De acordo com o 

texto, o Conselho Olímpico da Irlanda (OCI) informou que "Rory deveria ser uma das grandes 

estrelas do Rio 2016, mas agora [com essa decisão] dará uma oportunidade para que outro gol-

fista irlandês assuma a chance de se tornar um atleta olímpico e participar do retorno histórico 

do golfe [do pais] (sic) aos Jogos Olímpicos, após uma ausência de 112 anos”. 

O acréscimo, pela Agência, da referência entre colchetes – [do pais] – foi um duplo erro: o me-

nos grave, porém não menos importante, é a falta de acento que transforma nação em genitor, 

com o agravante da percepção de haver também erro de concordância. O equívoco mais grave, 

no entanto, refere-se à tradução da declaração que está no site do OCI. O texto original não se 

refere à volta da Irlanda ao evento, mas da modalidade esportiva aos Jogos Olímpicos: “Rory 

was set to be one of the big stars of Rio 2016, but now there is an opportunity for another Irish 

golfer to take up the chance to become an Olympian and participate in golf’s historic return to the 

Olympic Games after a 112-year absence”. 

É o próprio esporte do golfe, não a participação irlandesa, que está voltando aos Jogos depois 

de uma ausência de 112 anos. A modalidade só foi disputada duas vezes, nos Jogos de 1900 

em Paris e de 1904, em St. Louis (EUA). 

Do segundo para o terceiro parágrafo, outra inadequação de tradução: “ele disse que percebeu 

que sua saúde e da família 'vem antes de qualquer outra coisa.' O irlandês informou que 

'embora o risco de infecção do vírus da Zika seja considerado baixo, é um risco, e é um risco 

que não estou disposto a tomar'”. Obviamente que na língua portuguesa não se “toma” riscos; 

o verbo correto seria “assumir”. Ainda mais que a frase seguinte começa pela mesma palavra - 

“Ao tomar conhecimento...”. E também falta um artigo. 

Quanto aos motivos da desistência, a matéria da Agência Brasil se limitou ao comunicado da 

empresa que faz a gestão da carreira esportiva do atleta. Diante da controvérsia em torno dos 

riscos de contrair a doença e das consequências de uma eventual contaminação, a decisão do 

golfista comportava uma contextualização mais ampla. Em fevereiro e maio, a Agência Brasil 

divulgou duas matérias sobre as medidas anunciadas por delegações estrangeiras em relação à 

prevenção da doença e à liberação dos seus atletas para tomar suas próprias decisões. No final 

de maio houve várias matérias sobre o pedido de um grupo de cientistas de cancelar ou adiar 

os Jogos ou transferi-los para outro local e as respostas da Organização Mundial de Saúde 

(OMS) e o Ministério da Saúde do Brasil a favor da manutenção da programação atual. 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Agência Brasil e Portal EBC 

 21 

Com tantas informações já ofertadas pela Agência, um link, um “saiba mais” ou uma pequena 

memória dos fatos relacionados tornaria a reportagem mais rica e informativa. 

Acesse a matéria: 

Com medo da zika, jogador irlandês de golfe desiste da Olimpíada 

 

Leitores reclamam de erros nos textos da Agência 

Dentre os leitores que enviam mensagens à Ouvidoria, há um número crescente que reclamam 

de uma piora na qualidade do trabalho de revisão e de edição dos conteúdos da Agência Brasil. 

Os arquivos da Ouvidoria acusam este aumento pela quantidade de demandas classificadas pe-

la equipe de monitoramento como reclamações ou comentários cujo tema é “erro de edição”. 

Independentemente do elemento de subjetividade que entra inevitavelmente em qualquer pro-

cesso de classificação desta natureza, o salto de 3 demandas em 2013 e 3 em 2014 para 19 em 

2015 e 10 no primeiro semestre de 2016 é incontestável e significativo. 

Uma das mais recentes destas demandas, enviada em maio por um leitor de Diadema/SP, dá 

uma noção das manchas que estes erros deixam no tecido do veículo: “Muito ruim a edição da 

reportagem de hoje sobre o Uber em São Paulo. Erros de português, erros conceituais como 

dizer que São Paulo tem 3,2 táxis por habitante. Sofrível. A Agência já teve dias melhores”. 

Às vezes trata-se de deslizes aparentemente de somenos, que correspondem a falhas que não 

alteram o sentido dos textos. Há, porém, casos quando o descuido denunciado pelos leitores 

produz mudanças no sentido das informações transmitidas. 

Na sexta-feira (24/6) uma matéria com o título “Nova operação para recapturar traficante no 

Rio deixa mais três mortos” relatou a mais recente de uma série de operações da Polícia Civil do 

Rio de Janeiro para recapturar o traficante  Nicolas Labre Pereira de Jesus, conhecido como Fat 

Family, resgatado cinco dias antes de um hospital onde estava internado. A ação policial fracas-

sou, em parte devido aos problemas na manutenção dos seus equipamentos, acarretados pela 

crise financeira pelo qual o estado está passando. 

A matéria abordou estes problemas em trechos de uma entrevista com Ronaldo Oliveira, chefe 

das Delegacias Especializadas da Polícia Civil, segundo o qual “se a operação tivesse contado 

com um dos três helicópteros da corporação, parados há dois meses por falta de dinheiro para 

manutenção, o traficante teria sido capturado”. 

A reportagem prosseguiu, citando o entrevistado sobre a existência de problemas também com 

os veículos blindados utilizados pelos policiais. Em consequência das carências, segundo ele: 

“'Os policiais estão trabalhando acima do limite deles e com a emoção. Se fosse pela razão, 

nem sairíamos.'” Em seguida, segundo a reportagem, “Oliveira disse que vai reduzir o número 

de operações enquanto houver garantia de apoio aéreo e terrestre suficiente.” O que ele disse, 

seguramente, foi “enquanto não houver garantia”. A ausência da palavra “não” na edição da 

frase passou despercebida, deixando a frase incoerente com o restante do texto. 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-06/com-medo-da-zika-jogador-irlandes-de-golfe-desiste-da-olimpiada
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/falta-de-estrutura-e-responsavel-por-fuga-de-traficante-e-policiais-feridos
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-06/falta-de-estrutura-e-responsavel-por-fuga-de-traficante-e-policiais-feridos


Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Sistema de Rádios 

 22 

Noticiário de rádio, sem agilidade, contraria a lógica do veículo 

Desde a madrugada do dia 7 de junho, o mundo político convivia com uma bomba, que era a 

manchete do jornal O Globo: “Janot pede prisão de Renan, Sarney e Jucá por agirem contra a 

Lava-Jato”. Foi pedida também a prisão de Eduardo Cunha. Ou seja, poderia acabar na cadeia a 

alta cúpula do partido que tem a Presidência da República, do Senado e da Câmara dos Depu-

tados. No entanto, o Repórter Brasil, noticiário do sistema de rádios da EBC, que vai ao ar das 

7h00 às 7h45, não tocou no assunto. Era como se não existisse. Na escalada, o Repórter Brasil 

falou de inscrições para o Prouni, da violência física e sexual contra mulheres na Europa e, da 

área política, anunciou que a Comissão do Impeachment tinha restabelecido o prazo de 15 dias 

para a defesa e que podia ser evitada a cassação de Eduardo Cunha. 

Nada foi dito sobre a bombástica manchete. E não foi o caso de se evitar reproduzir notícias 

veiculadas por outros órgãos de informação. Na mesma edição, o Repórter Brasil reproduzia 

informações de outros veículos. Por exemplo, o apresentador abria a primeira matéria dizendo: 

“Durante o fim de semana, a imprensa noticiou que Temer estaria insatisfeito com a atuação do 

ministro Fábio Medina Osório...” . Na sequência, a apresentadora diz: “Já a matéria publicada 

pelo jornal Folha de São Paulo diz que o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, teria 

atuado politicamente para obter recursos desviados da Petrobras...” 

Em relação às investigações da Lava-Jato e seus desdobramentos, o Repórter Brasil anuncia que 

neste dia, 7/6, a Comissão de Ética da Câmara deve votar o relatório que pede a cassação de 

Eduardo Cunha; segue-se uma matéria extensíssima sobre a situação do presidente afastado da 

Câmara dos Deputados; diz que Gilmar Mendes autorizou a abertura de novo inquérito para 

investigar Aécio Neves; Delcídio do Amaral também envolve Aécio Neves; e noticia que Rodrigo 

Janot foi quem pediu a investigação do prefeito do Rio, Eduardo Paes e do ex-governador de 

Minas, Clésio Andrade. 

Falar de personagens que são protagonistas do assunto bomba, mas em relação a outros as-

suntos talvez seja mais descabido do que nada dizer sobre eles. Por exemplo, Janot pede a pri-

são dos quatro que estão entre os mais poderosos da República e o Repórter Brasil diz que Ja-

not pediu a investigação de Eduardo Paes e Clésio Andrade. Pode parecer ao ouvinte pura de-

sinformação, ou falta total de agilidade das equipes de jornalismo. Se não há estrutura para 

acompanhar mais de perto os acontecimentos, é preciso criar. O Repórter Brasil passa a impres-

são de que transmite, em sua grande maioria, matérias que já foram ao ar na véspera sem resu-

mir o que já foi veiculado e sem acrescentar dados novos, de preferência do dia. 

Os boletins Nacional Informa, a cada hora cheia, também ignoraram o assunto, pelo menos nas 

edições das 8h00 e das 9h00. Somente o boletim das 10h00 tratou da questão. Na manchete, o 

Sistema de Rádios 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Sistema de Rádios 

 23 

apresentador anunciou: “Janot pede prisão de Renan, Jucá, Sarney e Cunha”. A reportagem teve 

2 minutos e 18 segundos de duração. 

O Repórter Brasil apresentou outros tipos de problemas, menores, em sua edição de 7/6. O jor-

nal veicula um erro de concordância logo na escalada: “Começa hoje inscrições para o Prouni”. 

Mais adiante, a cabeça da matéria, repete o erro da escalada. 

Uma das matérias tinha o seguinte texto: “Durante o fim de semana a imprensa noticiou que 

Temer estaria insatisfeito com a atuação do ministro Fábio Medina Osório. De acordo com os 

jornais, Fábio Osório teria questionado a atuação de seu antecessor, José Eduardo Cardoso, na 

defesa da presidenta afastada Dilma Rousseff, sem consultar o presidente interino, Michel Te-

mer.” O texto começa com excesso de intimidade com autoridades, por exemplo, referindo-se 

ao presidente da República interino, Michel Temer, apenas como Temer. Depois fala em minis-

tro Fábio Medina Osório sem dizer de que pasta. Na sequência, diz que ele teria questionado 

seu antecessor, José Eduardo Cardoso, também sem explicar em que pasta. O autor do texto 

parece partir do princípio de que os personagens e seus cargos já são amplamente conhecidos. 

 

É preciso superar a cultura machista 

A Ouvidoria recebeu uma mensagem do Coletivo de Mulheres da EBC, protestando contra uma 

manifestação de misoginia externada no programa No Mundo da Bola, de sexta-feira, 10/6. A 

certa altura, o comentarista Waldir Luiz está se referindo à reunião do Comitê de Reformas da 

CBF – Confederação Brasileira de Futebol – que tinha aprovado uma série de mudanças para o 

futebol brasileiro. Disse Waldir que tinham participado pessoas do ramo, como dois presidentes 

de clubes grandes, ex-técnicos e ex-jogadores consagrados da Seleção Brasileira e, “ah, a Ana 

Paula, aquela Ana Paula Oliveira, ela é só maravilhosa (âncora Carlos Borges: “bandeira, bandei-

ra, árbitra de futebol”), ela afanou o Botafogo, ela é só maravilhosa (efeito sonoro de assobio), 

mas ela tem um blog, ela é gostosinha, tirou foto na Playboy... mas é um bom caminho” 

Na mensagem, o Coletivo lembra também do caso do “jaburu”, que ocorreu no programa Naci-

onal Brasil e também com um profissional do esporte. O trecho a que se referiram ocorreu no 

dia 12 de maio: 

Sidney Rezende: Sérgio du Bocage, bom dia, como vai? 

Sérgio du Bocage: Bom dia, Sidney Rezende, quer dizer que você não conhece jaburu? (no bloco 

anterior, o apresentador de Brasília, referindo-se ao Palácio Jaburu, perguntou a Sidney Rezen-

de se ele conhecia a ave – Sidney respondeu que não). 

Sidney Rezende (respondendo seriamente): Não, não conheço. 

Sérgio du Bocage: Eu tenho até umas amigas... 

Sidney Rezende (depois de uma longa pausa e ignorando o comentário): Eu queria que você me 

dissesse o seguinte: Copa Libertadores... 

Ambas as intervenções são uma clara manifestação de preconceito de gênero. Quem tem suas 

opiniões amplificadas e levadas a milhares de ouvintes de uma empresa de comunicação públi-



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Sistema de Rádios 

 24 

ca não pode reproduzir uma cultura machista. Não pode veicular carga de preconceito de gê-

nero, cor, religião, etnia, etc. É preciso educar e não deseducar, fazendo programas como se 

fossem uma conversa de botequim. Um veículo de comunicação público tem o dever de com-

bater manifestações como a referida e não de reforçar uma visão preconceituosa. Por que, ao 

analisar o desempenho de uma profissional, o comentarista se acha no direito de enveredar por 

considerações, jocosas, sobre seus atributos físicos? 

Em sua mensagem, o Coletivo de Mulheres aponta uma saída para o problema: “Solicitamos 

que a EBC treine seus profissionais para o fim da cultura machista e responsabilize toda a ca-

deia de profissionais que atuam em desacordo com as normas ou que não impedem que mu-

lheres sejam tratadas assim.” Essa proposta coincide com uma recomendação feita pela Ouvi-

doria, na época da contratação do radialista Marco Aurélio, que também havia cometido desli-

zes que contrariavam os princípios da comunicação pública. Sugerimos, na ocasião, que novos 

contratados, não importando o grau de prestígio profissional na mídia privada, deveriam passar 

por um período de ambientação para atuar na mídia pública. Pelo visto, também são necessá-

rias medidas de atualização profissional e educação continuada para os profissionais que atuam 

há mais tempo nos veículos da EBC. 

O coordenador de Esportes de Rádios da EBC, Sérgio du Bocage, que foi relacionado na lista de 

endereçamento do e-mail enviado pelo Coletivo, antecipou-se a responder por toda a equipe. 

Ele começa a mensagem reconhecendo a existência do problema e se colocando a favor da 

proposta de estímulo à reeducação: “Acho fundamental esse treinamento proposto e já havia 

pensado o mesmo. Não só com relação a esse tema, mas a vários outros também”. Em relação 

ao caso transcrito acima, onde ele compara “amigas” a “jaburu”, ele conta: “Na mesma hora, 

logo após falar, liguei para a então gerente, Eliane, me desculpando”. Bocage termina sua men-

sagem acenando com a disposição para o diálogo: “Podem continuar cobrando pois o que 

queremos e buscamos é crescer em harmonia, amor e paz”. Há, portanto, o reconhecimento 

dos erros cometidos e a disposição de superá-los, o que é louvável. 

A Ouvidoria informou que a justificativa do coordenador de Esportes das Rádios foi incluída 

“como resposta da área à demanda, encerrando a parte formal do processo”. No entanto, ga-

rantiu que o assunto seria tratado em Boletim da Ouvidoria, que é encaminhado à Diretoria-

Executiva, para que as propostas de solução possam ser encampadas e efetivamente imple-

mentadas. O assunto também será relatado na próxima reunião do Conselho Curador. 

 

Nacional Informa: uma cobertura quase perfeita dos fatos políticos 

No começo da tarde do dia 15/6, como se não bastasse o impacto do pedido de prisão das 

principais lideranças do PMDB, uma nova bomba abalava o mundo político. O STF decidiu reti-

rar o sigilo do conteúdo da delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. 

No depoimento, ele entregou como envolvidos no esquema de propinas ninguém menos que 

o presidente interino da República, Michel Temer, o presidente do Senado, Renan Calheiros, o 

ex-presidente da República, José Sarney, o governador do Estado do Rio de Janeiro em exercí-

cio, Francisco Dornelles, o presidente do PSDB, Aécio Neves, e mais 16 parlamentares perten-

centes a 6 partidos políticos diferentes: PMDB, PSDB, DEM, PT, PP, PSB e PCdoB. 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Sistema de Rádios 

 25 

No meio da tarde, os sites de alguns grandes jornais já veiculavam os fatos bombásticos. Ao 

contrário do que havia acontecido com o episódio do pedido de prisão feito pelo procurador-

geral da República, Rodrigo Janot, em que as rádios da EBC custaram a entrar no assunto, desta 

vez, as emissoras mostraram agilidade. No boletim Nacional Informa das 16 horas, o apresenta-

dor já anunciava na manchete: “Sérgio Machado diz que repassou propina a mais de 20 políti-

cos”. 

Na matéria, a repórter transmitiu as informações principais, relatando que o ex-presidente da 

Transpetro envolveu desde o presidente interino da República e o presidente do principal parti-

do defensor do impeachment, o PSDB, até parlamentares integrantes de partidos de esquerda. 

A reportagem reproduziu inclusive a fala do ministro do STF, Teori Zavascki: “as gravações reali-

zadas por Sérgio Machado revelam diálogos que aparentemente não se mostram à altura de 

agentes públicos titulares dos mais elevados mandatos de representação popular”. 

O boletim Nacional Informa das 17h00 volta ao assunto logo na escalada: “Renan comenta de-

lação de Sérgio Machado e diz que não tem nada a temer”. Na matéria, o repórter informa que 

o presidente do Senado rebateu a acusação de recebimento de propina. Sérgio Machado diz, 

na delação, que repassou aos políticos R$ 100 milhões, dos quais R$ 32 milhões foram para Re-

nan Calheiros. Em seguida entra a fala do próprio Renan que supostamente se defendia, o que 

é um direito seu. Só que o áudio, num nível baixíssimo, impediu o ouvinte de saber o que ele 

alegou. 

As rádios foram ágeis na divulgação do conteúdo da gravação. Mas deviam ter procurado to-

dos os citados para que pudessem se defender. Não seria necessário que a defesa fosse no 

mesmo boletim, mas deveria haver. O único que teve sua fala divulgada, embora problema téc-

nico tenha inviabilizado a compreensão, foi o presidente do Senado, Renan Calheiros. A primei-

ra divulgação da denúncia foi no boletim das 16h00. Nos boletins seguintes já deveriam ser di-

vulgadas as defesas dos acusados, o que não foi feito. O boletim das 18h00, por exemplo, nem 

toca no assunto. A escalada fala da igreja que desabou em Diadema e da transferência de tec-

nologia para a produção de vacina contra o HPV. 

Em nota, curta, o Nacional Informa das 16h00 tratou de outro assunto: “O presidente do Sena-

do, Renan Calheiros, prometeu para a próxima quarta-feira uma resposta quanto ao pedido de 

impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, protocolado nesta terça-feira 

no Senado.” A primeira observação é que o pedido foi protocolado na segunda-feira e não na 

terça. A segunda é sobre a dubiedade do texto. O ouvinte pode ter entendido que Rodrigo Ja-

not tinha entrado com pedido de impeachment contra alguém, que não foi identificado. Na 

verdade, o pedido foi feito por duas advogadas, que deveriam ter sido citadas e não foram, e 

que pedem o impeachment do procurador-geral. A terceira observação é que o principal as-

pecto do caso não é o presidente do Senado dizer que vai responder ao pedido de impeach-

ment na próxima quarta-feira. O principal foi a mudança de postura de Renan, passando a fazer 

uma ameaça velada a Janot. Essa mudança, essa ameaça, está sintetizada em uma declaração 

dele que os jornais publicaram, mas que não entrou na nota divulgada pelo boletim da rádio: 

“Já arquivei cinco pedidos de impeachment do procurador-geral da República. Esse, eu vou 

avaliar”. 

 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Sistema de Rádios 

 26 

É preciso ouvir o outro lado 

A escalada do boletim Nacional Informa das 14h00 do dia 15/6 anuncia: “O TCU apontou 23 

indícios de irregularidades nas contas de Dilma Rousseff em 2015”. O repórter começa dizendo 

que o TCU analisou 'em caráter preliminar' a prestação de contas da Presidência da República 

relativas ao ano passado. E decidiu chamar a presidenta afastada, Dilma Rousseff, a prestar es-

clarecimentos ao Plenário do TCU. De acordo com o repórter, o relator, ministro José Múcio, 

concluiu que existem 23 indícios de irregularidades, 18 identificadas por técnicos do TCU e ou-

tras 5 levantadas pelo Ministério Público das Contas. 

Na sequência, o repórter passa a detalhar do que se trata. Segundo o TCU, em 2015 o governo 

atrasou novamente o repasse aos bancos públicos e ao FGTS referentes aos programas sociais, 

o que, segundo o repórter, “ficou conhecido como pedalada fiscal”. E prossegue, relatando as 

acusações do Tribunal. Por exemplo, diz o relatório que o governo voltou a abrir os créditos 

suplementares ao orçamento sem consultar o Congresso Nacional, o que é vedado pela consti-

tuição. Ou seja, foram noticiadas diversas acusações contra a governante afastada e o noticiário 

não divulgou nem uma linha da própria ou de um representante, que poderia ser um porta-voz 

ou advogado. Isso vale para qualquer tipo de acusação. Precisamos saber o que dizem as pes-

soas acusadas. No boletim de ontem, observamos que não foram ouvidos os mais de 20 políti-

cos acusados, na delação premiada de Sérgio Machado, de envolvimento em esquema de pro-

pinas. Essa regra básica, de ouvir os vários lados de uma questão não foi respeitada. 

 

Falamos da operação da PF sem citar Paulo Bernardo 

Recentemente, a PGR pediu a prisão de quatro membros da cúpula do PMDB, incluindo o pre-

sidente do partido, Romero Jucá, o ex-presidente da República, José Sarney, o presidente do 

Senado, Renan Calheiros e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Apesar de a notícia estar 

disponível desde a madrugada, o Repórter Brasil – 7h00 às 7h45 – não tocou no assunto. Além 

disso, referiu-se aos personagens em questão em relação a outros assuntos. Os boletins Nacio-

nal Informa das 8h00 e das 9h00 também nada disseram, embora os noticiários em geral só 

falassem do da medida tomada pela PGR, da bomba que explodiu no mundo político. Somente 

no boletim das 10h00, passamos a tratar do assunto. O boletim da Ouvidoria publicou um co-

mentário criticando a demora, a falta de agilidade. 

Quinta-feira passada, dia 23/6, outra bomba: a prisão do ex-ministro Paulo Bernardo em nova 

operação desencadeada em vários estados. Desta vez, não faltou agilidade ao jornalismo do 

Sistema de Rádios. Às 7h36, dentro do Repórter Brasil, uma repórter entrou diretamente de 

Brasília e fez um relato detalhado da operação Custo Brasil, como funcionava o esquema de 

propinas, segundo a PGR, informou que estavam sendo cumpridos 11 mandados de prisão pre-

ventiva, 40 mandados de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva nos estados de São 

Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e no Distrito Federal. 

Todas essas informações e as demais constantes da matéria da repórter de Brasília estavam 

corretas. Mas houve uma falha estranha. Faltou talvez o principal, o que mais chama a atenção, 

que foi a prisão do ex-ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a busca e apreensão em sua 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Sistema de Rádios 

 27 

casa e da mulher, a senadora Gleisi Hoffmann, a prisão preventiva do advogado Daisson Porta-

nova, ligado ao ex-ministro do Planejamento e a condução judicial do ex-ministro Carlos Gabas. 

Não se compreende falar da operação sem citar os nomes daqueles que, por razões políticas 

ou não, de maneira justa ou não, acabaram se tornando alvo da PGR e da Polícia Federal. 

Terminada esta matéria, entra um repórter da Rádio Inconfidência, de Belo Horizonte, falando 

de outro assunto: a greve dos transportadores de combustíveis, que já durava três dias, come-

çava a prejudicar o abastecimento dos postos. O ouvinte deve ter pensado que o noticiário so-

bre a operação Custo Brasil ficaria sem nominar os alvos principais. 

No final da matéria sobre a greve, a âncora chama uma repórter da Rádio E-Paraná, que fala 

sobre a operação da Polícia Federal como se não tivesse tido conhecimento da matéria da re-

pórter de Brasília. O texto era praticamente o mesmo. A repórter repetia a maioria das informa-

ções que tinham acabado de ir ao ar. O que salvou foi ter preenchido a lacuna da matéria ante-

rior, ou seja, falou dos principais nomes que foram alvo da operação. 

Texto de Curitiba: “O ex-ministro Paulo Bernardo foi preso em casa, em Brasília (foi preciso uma 

repórter de Curitiba para dar uma informação de Brasília), agora há pouco, mas não há infor-

mações oficiais da Polícia Federal da prisão do ex-ministro. Também está sendo cumprido man-

dado de busca e apreensão na casa dele e da esposa, a senadora Gleisi Hoffmann, no bairro de 

Água Verde. Policiais Federais também estão na sede do PT, em São Paulo. A defesa do ex-

ministro diz que desconhece as razões da prisão e que estranha porque Paulo Bernardo sempre 

se colocou à disposição das autoridades. A Polícia Federal indiciou Gleisi Hoffmann e Paulo Ber-

nardo a concluir o inquérito sob a suspeita de que o dinheiro desviado da Petrobras teria abas-

tecido a campanha ao Senado da parlamentar.” 

 

Oi, que empresa respeitável! 

No dia 23/6, o Repórter Brasil, das 7h00 às 7h45, exibiu uma reportagem que, se tivesse sido 

roteirizada pelo Departamento de Marketing da Oi, não seria tão favorável à empresa. Depois 

de informar sobre o pedido de recuperação judicial, a reportagem se refere à posição do vice-

diretor do Procon do Distrito Federal, que se mostrou bastante simpático à empresa. Segundo a 

repórter ele diz que o pedido é para que a companhia ganhe tempo para quitar suas dívidas, 

acrescentando que se o serviço apresentar problemas, o consumidor tem o direito à portabili-

dade e não será prejudicado. 

Um cliente foi ouvido e disse não ter qualquer queixa contra a Oi. Terminou dizendo que não 

vai deixar de usufruir dos serviços da Oi por causa dessa dívida. O vice-diretor do Procon-DF 

volta a ser citado. E diz que embora a Oi esteja no topo em relação às reclamações, também 

está no topo no que diz respeito às resoluções. Segundo ele, a operadora ficou em segundo 

lugar nas soluções apresentadas aos clientes. No ano passado, teria resolvido 82% dos casos 

levados ao Procon. Ou seja, mesmo nos aspectos negativos, o saldo é positivo. 

A repórter conclui informando que “em comunicado, a Oi afirmou que vinha empreendendo 

esforços e estudos para otimizar a liquidez e o perfil do endividamento. De acordo com a com-

panhia, a iniciativa visa preservar a continuidade da oferta de serviços de qualidade, manter o 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Análise de conteúdo - Sistema de Rádios 

 28 

negócio, a função social, preservar o valor, proteger os interesses das empresas Oi, das subsidi-

árias, dos clientes e acionistas. Com a recuperação judicial, as empresas em dificuldade finan-

ceira tentam reestruturar a dívida com os credores”. Ou seja, a reportagem só veiculou as posi-

ções favoráveis de um dirigente do Procon-RJ, de um cliente e da própria Oi. O ouvinte pode 

não entender as razões. 

 

 

 

 

 



 

 

 

    Ouvidoria nos veículos da EBC 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Programas da Ouvidoria 

 30 

Programas da Ouvidoria 

A situação dos programas da Ouvidoria nas rádios e na TV Brasil permanece a mesma que foi 

referida em relatórios anteriores. As dificuldades administrativas para formação da equipe de 

produção ainda não foram superadas, inviabilizando os projetos. Somente a Coluna da Ouvido-

ria vem sendo publicada, ainda em página única na Agência Brasil, com inserção no Portal EBC, 

na seção “Também na EBC”. Os arquivos e links das publicações ficam armazenados na página 

da Ouvidoria. No mês de junho foram publicados quatro textos da Coluna, reproduzidos abai-

xo.  

Presidenta vs. presidente, uma questão ideológica 

Nos últimos meses, a Ouvidoria tem recebido mensagens que nos demandam um posicio-

namento sobre o uso, nos diversos veículos da EBC, da palavra “presidenta”. Até agora, fo-

ram 13 manifestações. A mensagem de um telespectador de São Paulo/SP resume as de-

mais que reclamam do uso da palavra no feminino: 

“Acompanhando a programação de todos os programas de reportagem da TV Brasil, perce-

be-se que todos os profissionais, ao falarem do assunto do impeachment, tratam a sra. Dil-

ma como presidenta. Será que faltaram à aula de Língua Portuguesa onde diz que os subs-

tantivos e adjetivos de dois gêneros terminados em “ente”  não apresentam flexão de gê-

nero terminado em “a”? Ou será que a partir de amanhã os mesmos profissionais passarão 

a tratar o sr. Michel Temer de presidento?  Minhas filhas passarão a ser estudantas? Passa-

rei a ser um ouvinto? Por favor, esse erro grotesco (...) deve ser anulado desde já”.  

Esse assunto foi muito debatido a partir do momento em que Dilma Rousseff, a primeira 

mulher a ocupar a Presidência da República, solicitou ser tratada por  “presidenta” e não 

por presidente. Certamente movido pela polêmica, o portal de notícias IG encomendou um 

estudo exclusivo à equipe do Dicionário Aurélio.  Embora a Agência Brasil também tenha se 

referido a isso, recorro a uma fonte externa para não correr o risco de ser mal interpretada: 

“De acordo com as lexicógrafas Marina Baird Ferreira e Renata de Cássia Menezes da Silva, 

que realizaram a pesquisa histórica, o substantivo feminino ‘presidenta’ existe na língua 

portuguesa desde 1872. Em dicionários, os primeiros registros da palavra ocorrem ao me-

nos desde 1925”. A reportagem que divulga o estudo apresenta ainda alguns verbetes so-

bre a palavra, em dicionários famosos, como Caldas Aulete, Laudelino Freire e Cândido de 

Figueiredo. 

Colunas da Ouvidoria 

http://www.ebc.com.br/institucional/ouvidoria/noticias/2014/04/na-agencia-brasil-e-no-portal-ebc
http://www.ebc.com.br/institucional/ouvidoria/noticias/2014/04/na-agencia-brasil-e-no-portal-ebc


Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Programas da Ouvidoria 

 31 

Portanto, não há erro no uso da palavra. Por outro lado, resta a questão da linguagem. A 

linguagem é formada por fios de ideologias, tecidos na longa trama da história. Mesmo 

que não saibamos a origem ou reconheçamos suas personagens, legitimamos o passado e 

atualizamos seus efeitos através do tempo, na linguagem.  Talvez esteja aí a raiz do estra-

nhamento com a mudança do termo que designa a ocupante do mais alto cargo da Repú-

blica.  Como já demonstraram diversos estudiosos, a linguagem não apenas descreve, mas 

instaura a realidade e molda comportamentos, estabelecendo e atualizando ordens de po-

der.  O estranhamento com o uso do feminino talvez não esteja na palavra, mas no fato de 

a palavra evidenciar a mulher naquele cargo onde o masculino tem sido hegemônico.  

Olhando para fora dos discursos, podemos ver o retrato da realidade da mulher ainda hoje 

no Brasil. O noticiário recente, assim como as estatísticas sobre violência, não deixam dúvi-

das. 

O Mapa da Violência 2015 da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que o Brasil 

ocupa a 5ª posição no ranking global de homicídios de mulheres, em uma lista de 83 paí-

ses. Nos dez primeiros meses de 2015, do total de 63.090 denúncias de violência contra a 

mulher, 31.432 corresponderam a denúncias de violência física (49,82%), 19.182 de violên-

cia psicológica (30,40%), 4.627 de violência moral (7,33%), 1.382 de violência patrimonial 

(2,19%), 3.064 de violência sexual (4,86%), 3.071 de cárcere privado (1,76%) e 332 envolven-

do tráfico (0,53%). Os atendimentos registrados pelo Ligue 180 revelaram que 77,83% das 

vítimas são mães e que 80,42% de suas crianças presenciaram ou sofreram a violência.  

O discurso implícito no termo “presidenta” refere-se a essa realidade. A polêmica sobre o 

uso da palavra não é uma questão gramatical, mas ideológica – e a ideologia perpassa a 

todos.  Dos que nos escreveram reclamando contra o uso da palavra “presidenta”, oito 

eram homens e quatro eram mulheres.  Apenas um homem se posicionou a favor do termo. 

O ouvinte de Brasília/DF, reclamou do que ele considerou reportagem favorável ao Partido 

dos Trabalhadores na Rádio Nacional-FM, mas cobrou o fato do apresentador ter se referi-

do a Dilma Rousseff como presidente, no masculino: “o apresentador chamando a Dilma de 

Presidente e não de presidenta! Por que essa mudança? Quanto desrespeito com o ouvin-

te.” 

Não sabemos a motivação do ouvinte para preferir a palavra no feminino, mas a adesão 

das emissoras públicas à forma de tratamento solicitada por Dilma Rousseff faz pleno sen-

tido se considerarmos que a missão da comunicação pública é contribuir para a promoção 

da cidadania e dos avanços sociais. Partindo do princípio (teórico) de que a linguagem ma-

terializa ideologias, mesmo as mais indesejáveis, a linguagem também pode ser estratégica 

para promover mudanças na realidade social. A presidenta fez isso. A comunicação pública, 

que tem um compromisso com a cidadania, ao adotar a palavra apenas cumpriu o seu pa-

pel. 

 

 

 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Programas da Ouvidoria 

 32 

Apesar das notícias, ouvinte reclama o que é público 

A EBC esteve frequentando assiduamente o noticiário dos jornalões durante os dias que 

antecederam a tragédia perpetrada pelo terrorismo contra 49 pessoas na boate Pulse, em 

Orlando, nos EUA.  À exceção da disputa judicial em torno do mandato do presidente da 

EBC, Ricardo Melo, as reportagens, em geral, não trazem novidades; repetem apenas as 

mesmas argumentações de matérias antigas, em que se tentava provar que a TV Brasil de-

veria ser banida do espectro brasileiro da radiodifusão por ter um custo alto de operação e 

dar “traço” de audiência -  eram tempos menos turbulentos e, nessas matérias, a EBC e a 

comunicação pública sequer eram mencionadas.  

Portanto é desnecessário descer a detalhes das reportagens, tanto as daquele período 

quanto as atuais. Destas, bastam os títulos e subtítulos para se perceber que, o que antes 

eram críticas insistentes, agora evoluíram para notícias sobre a crescente ameaça que vem 

rondando a empresa pública de comunicação. A cada dia, manchetes dão garantia de que 

alguma ação devastadora estaria sendo elaborada nos bastidores do governo interino, co-

mo se pode ver: 

“Em meio a polêmica, EBC poderá ser extinta pelo governo Temer”; “Geddel Vieira Lima e 

Moreira Franco defendem fim da empresa pública”; “EBC virou ‘cabide de emprego’ e sím-

bolo de aparelhamento político, diz ministro”; “Geddel Vieira Lima confirma que proposta 

de extinção da empresa pública ganha adeptos e foi discutida com Temer”; “Como o gover-

no quer retomar a EBC”; “Aliados de Temer pedem extinção da EBC”; “Governo estuda pro-

por MP para tentar resolver impasse na EBC”; “Governo interino de Michel Temer estuda 

reestruturar TV estatal (sic)”. 

Esses títulos e tantas outras matérias decretam, por manchete de jornal, o fim da esperança 

de que o Brasil avance em direção à concretização de um importante preceito da Constitui-

ção Cidadã, outorgando à sociedade o que lhe é de direito – uma comunicação que não 

tenha vinculação nem com o capital anunciante e nem com a propaganda dos governos de 

turno. Aliás, no rol de motivos alegados para que o serviço público de comunicação desa-

pareça está a excessiva divulgação de ações governamentais.  E os espectadores dos veícu-

los públicos, convencidos dessa impropriedade, reclamam à Ouvidoria.   Como aconteceu 

hoje (16/6), por exemplo. 

Muito irritado, o ouvinte Walter Schluter telefonou para a Ouvidoria reclamando da interfe-

rência, no meio da programação da MEC FM, do que ele identificou como propaganda do 

governo. Ele disse que era ouvinte antigo da rádio e que essa foi a primeira vez que isso 

aconteceu, ao longo de anos. Ele reiterou que a MEC FM é a única rádio que ele escuta e 

que se isso começar a fazer parte da programação, a emissora perderá um ouvinte fiel.  

A Ouvidoria foi conferir; o ouvinte tinha razão.  Às 16h10, a programação das rádios públi-

cas foi interrompida bruscamente para veicular a transmissão da cerimônia de assinatura 

do edital de abertura de 75 mil vagas, para o segundo semestre, do Fundo de Financiamen-

to Estudantil (FIES), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e pelo presidente interino 

Michel Temer.   Obviamente que a notícia é de interesse público, mas apenas como notícia; 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Programas da Ouvidoria 

 33 

do ponto de vista jornalístico, não se justifica o aparato que invadiu, de supetão, a progra-

mação regular das rádios públicas, formando uma espécie de cadeia, transmitindo, ao vivo, 

uma cerimônia de governo. Essa é a missão da TV estatal, NBR, e do programa A Voz do 

Brasil. 

Não faz sentido trocar seis por meia dúzia. Além disso, até o fechamento dessa Coluna, as 

notícias devastadoras prenunciadas pelos jornalões ainda não se haviam concretizado.  A 

Ouvidoria considera que não se pode desconhecer que a tensão que ronda o futuro, ator-

menta e confunde as rotinas, propiciam erros e atropelam as competências. Um erro, segu-

ramente.  Essa talvez seja a única justificativa para uma ocorrência que surpreendeu ouvin-

tes e a própria Ouvidoria, pelo que nos desculpamos com o ouvinte da Rádio MEC FM e 

das demais emissoras públicas. 

 

A entrevista com Dilma Rousseff na TV Brasil 

Na semana seguinte à divulgação, pela imprensa, de que a TV Brasil havia feito uma entre-

vista com a presidenta afastada Dilma Rousseff, a Ouvidoria recebeu dezenas de mensa-

gens de usuários do sistema público querendo saber detalhes, tecendo comentários e per-

guntando quando a entrevista seria veiculada. Uma telespectadora, por exemplo, indagou: 

“Foi anunciada a entrevista com a Presidente Dilma e está passando Samba na Gamboa. Vai 

ou não vai ter a entrevista com Dilma? Quero assistir”. 

Detalhes políticos à parte – até porque a imprensa tem-se encarregado sobejamente disso 

– a entrevista foi ao ar ontem , 9/6, às 21h58, na TV Brasil. Mas até o fechamento desta Co-

luna, às 18h, a Ouvidoria havia recebido apenas uma manifestação sobre o assunto. O te-

lespectador reclama: “Essa entrevista de Dilma Rousseff, investigada por roubos na Petro-

bras, é imoral! Não aceito pagar imposto para financiar esse tipo de pouca vergonha!”.  

Para que não haja dúvidas quanto às prerrogativas da Ouvidoria, nos antecipamos em es-

clarecer que nossa missão é também informar o cidadão sobre os critérios técnicos do tra-

balho realizado nos veículos de comunicação da EBC, principalmente no que se refere ao 

jornalismo. Em que pese a compreensão do viés marcadamente ideológico das mensagens 

que nos chegam sobre o cenário político atual – todos querem a prevalência de seus diver-

gentes pontos de vista – insistimos em separar o joio do trigo para melhor compreensão, 

por parte do cidadão, daquilo que compete à comunicação pública. E que me perdoem o 

tom eventualmente “professoral”. 

Ao entrevistar a presidenta afastada, a TV Brasil carrega a justificativa incontestável do 

princípio jornalístico de que se deve ouvir todas as partes envolvidas no contexto de um 

acontecimento. E não se pode contestar que os fatos políticos que impactam fortemente a 

vida dos brasileiros, inclusive com repercussões no cenário econômico internacional, têm 

dois personagens principais: Dilma Rousseff, que é a titular da Presidência da República, 

mesmo que sob risco de impeachment, e Michel Temer, que interinamente ocupa a Presi-

dência. 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Programas da Ouvidoria 

 34 

A cobertura jornalística da vida política do país não pode selecionar uma das partes desse 

contexto para construir sua narrativa. Acreditamos que o bom Jornalismo, não importa se 

de uma empresa pública, privada ou estatal,  tem com a sociedade um pacto de fidelidade 

aos fatos e de entrega de uma informação honesta, completa, imparcial –  e temos  que 

reconhecer que todos os entes do sistema têm falhado nessa missão.  

Omitir parte dos acontecimentos é contar a história pela metade, como quem mutila a rea-

lidade e, no jogo de luz e sombra, manipula a informação. Dilma tem sido referida pela mí-

dia comercial a partir de Temer. O público quer saber, mesmo que pela sua face mais banal, 

o que está acontecendo com ela – sem comida? Sem cabeleireiro? Sem transporte? Ainda 

anda de bicicleta? O público tem o direito a saber. Isso não quer dizer, de forma alguma, 

que a Ouvidoria ignora as fragilidades da decisão editorial, de condução da entrevista, fa-

lhas técnicas e erros de edição observados na entrevista que foi ontem (9/6) ao ar. Mas es-

sa análise é feita pela Ouvidoria em outro tipo de documento. Por enquanto, concordamos 

que a entrevista, realmente “exclusiva”, foi uma boa prestação de serviço da comunicação 

pública à sociedade.  

Ao final da entrevista, uma promessa dos gestores do jornalismo público: “A entrevista se 

insere no esforço de comunicação da EBC para produzir um jornalismo com equilíbrio edi-

torial e pluralidade de pontos de vista (…)”.  A conferir. 

Em tempo: aos que escrevem à Ouvidoria sobre a flexão de gênero da palavra presidenta, 

falaremos em outra oportunidade. 

 

Ouvidoria da EBC responde à crítica do Estadão 

“A TV chapa-branca” é o título de um texto de opinião publicado em 07/6 pelo jornal O Es-

tado de S. Paulo, o Estadão, em que a Ouvidoria da EBC é criticada, a partir do texto 

da Coluna da Ouvidoria de 3/6, publicada no Portal da EBC e na Agência Brasil. Não fossem 

os equívocos cometidos no texto do Estadão, não haveria motivo para a manifestação pú-

blica da Ouvidoria da EBC, da qual sou titular. Diferentemente dos editoriais do jornal, os 

textos publicados na Coluna da Ouvidoria são assinados, representando, portanto, a opini-

ão da ouvidora e não a da empresa ou de qualquer de suas instâncias. Isso porque acredi-

tamos que opiniões devem ser respeitadas, por mais que discordemos delas; a Ouvidoria 

da EBC não discute opinião.  

Outra importante observação sobre o texto do jornal é que o nome correto da empresa pú-

blica de comunicação do Estado brasileiro é Empresa Brasil de Comunicação-EBC, e não 

EmpresaBrasileira de Comunicação. O jornal também afirma que a Coluna da Ouvidoria 

“fez reparos ao trabalho jornalístico alheio” ao se referir ao fato de o Jornal Nacional, da TV 

Globo, ter dito que a EBC é a “empresa de comunicação do governo federal”. Se houve re-

paro foi justamente para cumprir o papel que cabe à Ouvidoria de defesa da comunicação 

pública. E por esse mesmo motivo, repito aqui: a EBC não é do governo federal, mas de to-

da a sociedade brasileira e uma das funções da Ouvidoria é deixar isso claro, principalmen-

te para os jornalistas que têm o poder de difusão de informações. 

http://www.ebc.com.br/institucional/ouvidoria/noticias/2016/06/a-ebc-em-nota-do-jornal-nacional


Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Programas da Ouvidoria 

 35 

Ao contrário do que tão enfaticamente afirma o jornal, o papel da Ouvidoria não se limita 

“a receber e encaminhar reclamações dos cidadãos a respeito dos veículos da EBC”. Basta 

conferir o Art. 20 da Lei 11.652/2008, que institui os princípios e objetivos da radiodifusão 

pública, para ver que uma das obrigações da Ouvidoria é fazer a crítica de conteúdos dos 

veículos da EBC, encaminhando relatórios ao Conselho Curador e boletins periódicos à di-

retoria executiva. E isso, justamente para evitar, entre outros deslizes, que a comunicação 

pública se torne “chapa-branca”.  

Os relatórios são públicos; estão na página da Ouvidoria. Todo cidadão poderá consultar e 

ver, em centenas de textos de análise, o trabalho de defesa de uma comunicação pública 

em consonância com o “espírito público”, como quer a crítica. 

O Estadão, em seu texto de opinião, reclama ainda: “se a EBC fosse realmente ‘do Estado 

brasileiro’, como disse a Ouvidoria em tom de sermão, não haveria necessidade de reafir-

mar e enfatizar essa condição”.  A leitura um pouco mais atenta do texto da Coluna que o 

jornal critica explicaria a necessidade de ênfase e reafirmação: “ninguém pode cobrar um 

direito que não sabe que tem. Essa é a situação que atravessa hoje a comunicação pública 

no Brasil. Pública, repito”. Por isso talvez a necessidade de didatismo, ou do “tom professo-

ral” e de “sermão” que, indelicadamente, o jornal aponta no texto. 

As referências à Ouvidoria, no artigo do Estadão, param por aí. O restante do texto critica a 

EBC desde o seu nascedouro, passando pelo conturbado momento que a empresa vive atu-

almente, até vaticinar: “Infelizmente, não é difícil prever que a EBC continuará a ser usada 

com fins políticos pelos novos donos do poder, pois muitos deles, conforme a tradição pa-

trimonialista brasileira, tendem a considerar que a estrutura do Estado existe apenas para 

servi-los.” 

Tem razão o jornalista que, embora não assine, escreveu isso em nome do Estadão. Pois é 

justamente para interromper essa tradição patrimonialista e esconjurar o destino sombrio 

que usurpa dos cidadãos o que lhes é de direito que existe a Ouvidoria.   



 

 

 

    Manifestações do Público 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Manifestações do Público - TV Brasil 

 37 

TV Brasil 

No mês de junho de 2016, a Ouvidoria da EBC – Empresa Brasil de Comunicação – recebeu 364 

mensagens do público relativas à TV Brasil. Foram 109 reclamações, 17 elogios, 36 sugestões, 6 

comentários, 121 serviços e 75 pedidos de informação. Na sequência, apresentamos uma 

amostra das manifestações dos telespectadores: 

Magna Sampaio de Cerqueira (Processo 1707-TB-2016) enviou uma mensagem para saber 

quando será exibida a novela angolana Jikulumessu. Na, resposta, a área informou que o nome 

da novela no Brasil será Abra o Olho. A data de estreia ainda não foi definida. 

Rosana de Oliveira (Processo 1719-TB-2016) questiona a não exibição dos programas Espaço 

Público e Brasilianas.org. A área enviou a seguinte mensagem à telespectadora: “Informamos 

que conforme determinação da direção da empresa os contratos para produção e exibição des-

ses programas na TV Brasil estão suspensos por 120 dias. Agradecemos sua participação e au-

diência”. Em outra mensagem, ela contestou a informação recebida. “É lamentável o que está 

acontecendo com a EBC. O único canal aberto com programação louvável e digna de ser assis-

tida. Programação que se importa com a formação da população e não, com a alienação. Por 

diversas vezes, tive a oportunidade de assistir ótimos debates no Espaço Público e Brasilia-

nas.org. E o mais interessante é que tivemos a oportunidade de ouvir os dois lados da moeda. 

Programas que não compactuavam com parcialidade”, afirmou a demandante. A área ainda não 

enviou uma resposta à contestação. 

A partir do dia 6, a Ouvidoria começou a receber mensagens questionando quando seria veicu-

lada a entrevista com a presidenta afastada Dilma Rousseff. A informação encaminhada a esses 

telespectadores era de que a data ainda não havia sido definida e que seriam feitas chamadas 

ao longo da programação, para comunicar ao público. 

No dia 9, telespectadores entraram em contato com a Ouvidoria para informar problemas no 

sinal da TV Brasil no Rio de Janeiro. Uma das mensagens foi de Wesley Burst (Processo 1837-TB

-2016) que afirmou que “a TV está fora do ar em vários bairros”. Em mensagem ao telespecta-

dor, a área responsável informou que “a energia foi cortada por problemas técnicos”. No entan-

to, não disse quando o problema seria solucionado. 

No dia 12, a Ouvidoria recebeu a mensagem de Mônica Firme Maciel (Processo 1859-TB-2016) 

reclamando da falta de sinal da TV Brasil. Maria Margarida Lobo Firme (Processo 1861-TB-2016) 

também faz o mesmo questionamento. Segundo ela, os problemas começaram no dia 8/6. As 

reclamações continuaram ao longo da semana. No dia 14, Maria Terra (Processo 1894-TB-2016) 

fez uma queixa semelhante. No dia 16, Martha Pires Ferreira (Processo 1935-TB-2016) afirma 

que todas as outras emissoras abertas estão funcionando, apenas a TV Brasil está fora do ar. 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Manifestações do Público - TV Brasil 

 38 

Para as demandantes foi enviada a seguinte mensagem da área: “Em atenção à sua solicitação, 

a Gerência Executiva de Engenharia e Operações de Rádio e TV informou que devido a proble-

mas técnicos no sistema elétrico de nossos transmissores estivemos fora do ar provisoriamente. 

Não há previsão de normalização da situação”. 

Outro assunto discutido durante a semana foi a entrevista com a presidenta afastada Dilma Ro-

usseff. “Quero agradecer e parabenizar a TV Brasil, através da exibição nesta quinta-feira (9) da 

entrevista gravada com a presidenta Dilma Rousseff, feita pelo jornalista Luis Nassif. A referida 

entrevista marca e mostra que a TV Brasil faz um trabalho de responsabilidade e compromisso 

com o seu público e traz um jornalismo não direcionado”, afirmou Neidinha Castelo Branco 

(Processo 1911-TB-2016). Francisco Paulino dos Santos (Processo 1915-TB-2016) também envi-

ou elogios à emissora.  

Já Salomão Moysés Cohen (Processo 1884-TB-2016) questionou a produção e veiculação da 

entrevista. “Essa entrevista de Dilma Rousseff, investigada por roubos na Petrobras, é imoral! 

Não aceito pagar imposto para financiar esse tipo de pouca vergonha!”, disse. As mensagens 

foram encaminhadas para conhecimento da diretoria de jornalismo.  

O telespectador Eduardo Rodrigues (Processo 1948-TB-2016) escreveu para protestar contra o 

que julgou um desrespeito contra boa parte da população de Belém, falta de profissionalismo e 

desserviço à cultura. O estádio do clube Paysandu é conhecido como “Curuzu”. Disse o teles-

pectador que “durante a transmissão do jogo entre Vasco x Paysandu (PA), pela TV Brasil, narra-

dor e comentarista comentaram sobre o significado dessa palavra. O ex-jogador Assis, originá-

rio das fileiras do clube do Remo, nosso adversário, do outro lado da Av. Almirante Barroso e 

que jogou durante vários anos no Fluminense, ligou para a emissora em questão e disse que a 

palavra é de origem indígena e significa "bolo fecal.” Segundo o telespectador, a palavra tem 

vários significados, entre elas a de monte de cascalho de mineração. E que o estádio do Paysan-

du foi chamado de Curuzu simplesmente por ser este o nome da travessa que lhe margeia um 

dos lados. Por seu lado, a travessa tem esse nome em alusão à Batalha do Curuzu, que ocorreu 

na Guerra do Paraguai. O telespectador conclui: “É muito triste e revoltante constatarmos que 

esse fato apenas confirma a atual desmoralização social que o Brasil atravessa, pregada através 

de um meio de comunicação pública.”  

A mensagem foi encaminhada à direção do Jornalismo que retornou a seguinte resposta: 

“Agradecemos sua audiência e sua participação. Informamos que sua crítica já é de conheci-

mento da equipe de esportes. Ressaltamos que neste caso ocorreu a participação de convida-

dos externos durante a transmissão, ao vivo, fazendo comentários e emitindo suas próprias opi-

niões. O senhor tem razão em suas considerações de que a transmissão precisa mostrar o jogo 

da melhor forma possível para as duas torcidas. A transmissão dos jogos da série B e C pela TV 

Brasil é um desafio e busca melhorias. Nesse sentido, a equipe levará em conta suas considera-

ções nas avaliações internas do grupo que acontecem semanalmente.” 

O telespectador Francisco de Paula Félix dos Santos Júnior (Processo 1955-TB-2016) se mostrou 

inconformado com as mudanças recentes da grade de programação. Disse ele: “Os programas 

Brasilianas, Espaço Público e Observatório da Imprensa foram retirados da programação de ma-

neira sumária, deixando-nos, acompanhantes semanais de tais programas, atônitos. Deixo aqui 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Manifestações do Público - TV Brasil 

 39 

meu repúdio quanto a alteração proposta na grade do canal TV Brasil, e desde já peço o retor-

no da programação anterior.” A mensagem foi encaminhada pela Ouvidoria à Diretoria de Con-

teúdo e Programação da EBC, que retornou a seguinte resposta: “ Prezado telespectador, não 

pudemos fazer de outra maneira.” 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Manifestações do Público - Agência Brasil e Portal EBC 

 40 

Agência Brasil e Portal EBC 

No período de 01/06 a 30/06 a Ouvidoria recebeu 38 manifestações referentes à Agência Brasil. 

Houve 13 reclamações, 8 pedidos de informações, 5 comentários, 2 sugestões, 2 elogios e 8 

serviços. 

Duas reclamações (Processos 189-AB-2016 e 190-AB-2016) foram dirigidas a uma matéria inti-

tulada “Lula venceria 1º turno em todos os cenários apontados por pesquisa”, publicada em 

08/06. A pesquisa citada foi o mais recente levantamento da CNT/MDA, com simulações dos 

dois turnos da corrida presidencial de 2018. 

As críticas questionaram a utilização do termo “venceria” no título da matéria. De acordo com 

ambos os leitores, os resultados do levantamento não registraram, em nenhum dos cenários 

apresentados, nenhum candidato com o número de votos suficiente para ganhar a eleição no 

primeiro turno. Para um dos leitores, este erro denota que o conteúdo foi “evidentemente par-

tidário, sem isenção”. Para o outro leitor, foi simplesmente uma conclusão infundada. Para o 

primeiro leitor, houve também uma omissão, ao não constatar no título que a pesquisa mos-

trou que Aécio Neves venceria no segundo turno – ou seja, seria eleito - em todos os cenários 

apresentados aos entrevistados. 

A Suadi respondeu aos leitores, dando-lhes razão, agradecendo o alerta e avisando que o título 

da matéria “realmente estava incompleto e foi ajustado para incluir a informação relativa a Aé-

cio Neves”. O título foi alterado para “Pesquisa CNT: Lula lidera 1º turno em todos cenários e 

Aécio ganha no 2º turno” e a seguinte nota foi acrescentada no final da matéria: “O título foi 

alterado às 17h17 para incluir informação”. 

Em 23/06 uma leitora se dirigiu à Ouvidoria para criticar uma reportagem publicada naquela 

data, com o título: "TSE conclui até setembro produção de provas contra Dilma e Temer, diz mi-

nistro". A leitora escreveu (Processo 210-AB-2016): “Gostaria de informá-los que quem produz 

provas são os criminosos. Investigadores apenas encontram evidências dessas provas deixadas 

por criminosos e produzem relatórios para embasar processos civis e criminais. Acho muito er-

rado uma agência como a EBC usar esse termo tão erroneamente e ainda atribuí-lo ao ministro 

do TSE. Um ministro dificilmente cometeria essa gafe”. 

A Suadi respondeu: “Alteramos a matéria, no título e no texto, para dar mais exatidão à notícia. 

Agradecemos sua contribuição”. No entanto, não há nenhum registro da atualização nem uma 

nota sobre a alteração no fim da matéria. O endereço da matéria permanece na versão original: 

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-06/tse-conclui-ate-setembro-producao-

de-provas-contra-dilma-e-temer-diz 

Em 06/06 um leitor reclamou do título da matéria “Ministério Público investiga fraudes no BNB 

estimadas em até R$ 1,5 trilhão”, publicada em 03/06, sobre as investigações de fraudes nos 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Manifestações do Público - Agência Brasil e Portal EBC 

 41 

empréstimos do Banco do Nordeste do Brasil (Processo 185-AB-2016): “Sobre a notícia de irre-

gularidade no BNB custa acreditar que aí não exista ninguém com um mínimo de simancol para 

verificar o absurdo da manchete. R$ 1,5 trilhão é quase três vezes o PIB do Nordeste todo e 

quase cinco vezes maior que todo o estoque de crédito do sistema financeiro regional, confor-

me dados do Banco Central”. 

A Suadi respondeu: “O Ministério Público confirmou esse valor não só à nossa jornalista que 

assina a matéria, como também a toda imprensa. No dia 6 de junho, publicamos matéria com o 

presidente do BNB refutando tal valor”. 

Insatisfeito com a resposta, o leitor contestou: “Então, tá! Se algum beócito [sic] do Ministério 

Público ou da casa da Mãe Joana disser que vermelho é preto ou que o Rio São Francisco nasce 

em Goias não cabe crítica? Onde está a capacidade crítica do veículo? Ou o negócio de vocês 

restringe-se ao jornalismo declaratório, ao denuncismo às vezes sem pé nem cabeça?” A Suadi 

ainda não mandou uma réplica. 

Outra reclamação (Processo 193-AB-2016) criticou uma notícia publicada em 10/06 sobre a sus-

pensão de venda de planos de saúde, sem uma lista dos planos suspensos. A Suadi respondeu 

em 16/06: “Você tem toda razão. É praxe fazermos link nesses casos para a página onde é pu-

blicada uma lista. Mas, dessa vez, acabamos não o incluindo, quando da publicação da matéria. 

Agora, fizemos a inclusão”. 

Um fotógrafo reclamou (Processo 196-AB-2016) que uma matéria publicada em 10/06, acom-

panhada de uma foto da sua autoria, não incluiu o devido crédito. A Suadi respondeu em 

17/06: “Deve ter havido algum engano no encaminhamento do material, pois não encontramos 

seu nome na imagem que chegou até a redação. Pedimos desculpa pelo deslize. Incluímos seu 

nome agora”. 

Um integrante da equipe de redação de uma empresa de comunicação especializada na indús-

tria automobilística enviou uma reclamação (Processo 197-AB-2016), acusando a Agência Brasil 

de reproduzir conteúdo desatualizado em uma notícia divulgada em 13/06 sobre a prorrogação 

do PPE (Programa de Proteção ao Emprego). Segundo o demandante, “trata-se aparentemente 

de um release com conteúdo antigo publicado pela agência”. Em 16/08 a Suadi respondeu: 

“Identificamos o erro um dia depois da publicação da matéria e, depois de nova apuração, alte-

ramos o texto e o título. Agradecemos seu alerta”. O processo foi tema da análise “Agência tro-

peça em assunto requentado pelo release” na edição 268 do Boletim da Ouvidoria publicada 

em 21/06. 

Em 17/06 um leitor mandou um pedido de informação (Processo 202-AB-2016) sobre uma ma-

téria publicada em 15/08/2015. A matéria se baseou em um estudo que indicou que o Brasil 

tem dificuldade para exportar café com valor agregado. O leitor escreveu que gostaria de saber 

o desfecho do assunto, já que a matéria terminou com a observação que “a Agência Brasil pro-

curou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para que um represen-

tante da pasta adiantasse possíveis ações do governo para ampliar as exportações de café in-

dustrializado. Até o fechamento da matéria, não houve resposta ao pedido de entrevista”. O 

pedido do leitor foi basicamente equivalente a uma sugestão para a Agência Brasil recolocar o 

assunto na pauta e o processo continua em aberto, embora já tenha encerrado o prazo regula-

mentar de 5 dias para a área – Suadi, no caso – mandar uma resposta. 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Manifestações do Público - Agência Brasil e Portal EBC 

 42 

Enquanto o pedido anterior foi motivado por curiosidade sobre o desfecho do assunto levanta-

do em uma matéria, outro (Processo 206-AB-2016) tratou do esclarecimento de um conteúdo, 

publicado em abril, que não foi plenamente compreendido pelo leitor. Depois de tentar obter 

as informações na instituição pública indicada, sem êxito, o leitor se dirigiu à Ouvidoria: 

“Gostaria de saber mais a respeito de uma notícia veiculada pela EBC, com respeito a um paga-

mento de uma parcela do PIS a aposentados com mais de setenta anos. Procurei me informar 

na CEF, mas ninguém soube informar. Parece que, oficialmente, houve um engano de informa-

ção”. 

O procedimento da Suadi, embora tenha acabado em uma resposta que basicamente repetiu a 

mesma informação apresentada na matéria, foi respeitoso, valorizando o leitor, que é uma pes-

soa idosa: “A reportagem ligou para a Caixa Econômica para verificar a situação. Por meio da 

assessoria de imprensa, o banco informou que tem direito ao saque das cotas do PIS/Pasep 

apenas quem contribuiu para os fundos antes da Constituição de 1988, não todos os trabalha-

dores de mais de 70 anos. (…)”. 

Às vezes estes pedidos se referem a notícias ainda mais antigas, como no Processo 200-AB-

2016, no qual o leitor forneceu o link de uma matéria publicada em 2014, com o título “Justiça 

permite acumulo de vaga em instituição federal e bolsa do Prouni”. O leitor, que é de Manaus e 

está na faixa etária de 50 a 60 anos, escreveu que “gostaria de saber sobre o desenrolar dessa 

notícia (…) ..há um interesse muito grande de vários leitores em outros fóruns, portanto apreci-

aria seu empenho em divulgar os resultados”. Esta é outra demanda que não foi respondida 

ainda, embora o prazo regulamentar de 5 dias úteis já tenha expirado. 

Em uma comparação estatística entre as duas categorias de demandas que podem depender 

de respostas das áreas, as reclamações foram todas atendidas com pontualidade. Das 13 recla-

mações recebidas, 12 foram atendidas, todas, com uma exceção, pela Suadi, que levou uma 

média de 2,91 dias para responder. A única reclamação que continua pendente foi recebida no 

final do mês e ainda está dentro do prazo de 5 dias úteis para a área responder. 

O perfil estatístico do tratamento dado aos pedidos de informação acusa menor velocidade no 

atendimento. Dos 8 pedidos recebidos, os 5 que foram atendidos levaram uma média de 4,20 

dias para serem respondidos. Convém observar, porém, que 2 destes 5 foram respondidos dire-

tamente pela Ouvidoria no mesmo dia em que as demandas chegaram. Os outros 3, que foram 

atendidos pela Suadi, levaram uma média de 7 dias para serem respondidos. Quanto aos 3 res-

tantes, que continuam sem resposta, em 2 dos 3 processos o prazo regulamentar de 5 dias 

úteis já encerrou. A título de explicar a diferença, é possível que o intervalo maior no atendi-

mento a esta categoria de demandas se deva às características apontadas acima na discussão 

dos processos que envolvem pedidos de informação. 

No que diz respeito às demandas que são encaminhadas sem cobrar respostas, um dos elogios 

(Processo 214-AB-2016) foi dirigido a uma matéria publicada em 29/06 sobre a negociação das 

dívidas dos Estados com a União, com informações de uma palestra realizada na Ordem dos 

Economistas do Brasil. Outro (Processo 180-AB-2016), que veio junto a uma crítica, apontando 

um erro ortográfico na página dos RSSs, foi genérico sobre o serviço prestado: “Primeiramente 

gostaria de parabenizá-los pelo belo trabalho que exercem na Agência Brasil, criando uma fon-



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Manifestações do Público - Agência Brasil e Portal EBC 

 43 

te de notícias gratuita e livre para os cidadãos, meios de comunicação, jornalistas e noticiários 

internacionais”. 

No período de 01/06 a 30/06 a Ouvidoria recebeu 5 manifestações referentes ao Portal EBC. 

Houve uma reclamação, uma sugestão, um elogio e 2 serviços. 

Na reclamação (Processo 54-PE-2016), enviada em 14/6, uma leitora observou que o link da 

chamada de uma notícia na capa do Portal naquele dia direcionava para outra matéria. A de-

manda foi encaminhada no mesmo dia para a Suadi, que respondeu, também no 14/6, que o 

link foi corrigido. A Suadi agradeceu a informação e pediu desculpas pelo inconveniente. 

O elogio e a sugestão vieram juntos na mesma mensagem (Processo 52-PE-2016) sobre a dis-

ponibilização das questões do Enem no Portal. O leitor escreveu: “Só gostaria de agradecer por 

disponibilizar todas as questões do Enem, eu e muitos outros jovens tenho certeza que estão 

aprendendo muito. E o Ranking é uma ótima forma de libertar nosso instinto de competição, 

no meu caso eu nunca paro se não estiver no top3. E uma sugestão: se vocês conseguirem co-

locar uma interação entre os usuários que respondem as questões do Enem, se conseguimos 

interagir um com o outro poderíamos trocar dicas de estudos e etc.” A Ouvidoria respondeu ao 

leitor: “Informamos que seus comentários, elogios e sugestão foram enviados à Gerência de 

Desenvolvimento de Sistemas Web para conhecimento e apreciação. Agradecemos sua partici-

pação e ficamos à disposição”. 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Manifestações do Público - Sistema de Rádios 

 44 

No mês de junho de 2016, a Ouvidoria da EBC – Empresa Brasil de Comunicação – recebeu 104 

mensagens do público relativas ao Sistema de Rádios. Foram 53 reclamações, 6 elogios, 2 co-

mentários, 37 serviços e 6 pedidos de informação. A seguir, uma amostra das manifestações 

dos ouvintes: 

Foi um período de poucos elogios e muitas reclamações. Um dos elogios foi de Osmar Lima, de 

Fortaleza, que manifesta grande admiração pela Rádio Nacional da Amazônia. Ele diz que “A 

programação excelente reflete a diversidade de nosso grande Brasil. Gosto da participação dos 

ouvintes, da variedade de músicas, da boa conversa. Enfim, vocês estão de parabéns. Espero 

que nenhum governante venha querer eliminar a transmissão em OC – ondas curtas.” Os elogi-

os foram encaminhados à Rádio Nacional da Amazônia OC para conhecimento e apreciação. 

Recebemos várias queixas referentes à má qualidade ou ausência do sinal. Uma delas partiu do 

ouvinte João Henrique dizendo que a Rádio Nacional AM e a Rádio MEC estavam sem sinal. A 

mensagem foi encaminhada à Gerência Executiva de Engenharia e Operações de Rádio e TV. A 

resposta, que foi encaminhada ao reclamante, foi a seguinte, no dia 8/6: “Tivemos problemas 

técnicos com os sinais das Rádios MEC AM e Nacional entre o estúdio e o transmissor desde 

cedo. Mas esta situação já foi normalizada desde as 10h30 aproximadamente, de hoje mesmo." 

O ouvinte que se identificou apenas como Carlo, enviou mensagem à Ouvidoria dizendo que 

era vergonhoso “ouvir a rádio (MEC FM) e ver estes comerciais das “mulheres, fora Temer, dia 

10...”. A que ponto chegamos! Tenham compostura, por favor.” A mensagem, apesar do tom, foi 

uma oportunidade para a emissora fazer um esclarecimento sobre os spots veiculados ontem 

(1/6), entre 20h00 e 22h00: “Informamos que as emissoras de rádio e TV são obrigadas, pela lei 

9.096/95, a exibir todos os dias, de forma gratuita, até 10 spots de 30 segundos de todos os 

partidos políticos.” E explica que no dia 1/6, seguindo mapa do TSE e o ofício do PT, a emissora 

exibiu os spots “Programa Mulheres” e “Programa Institucional”. E adiantou que naquela noite 

(de 2/6), em conjunto com todas as rádios e TVs do Brasil, haveria rede de 5 minutos do PTN e 

spots do PSDB. 

Reclamações sobre sinal não param de chegar. Outro exemplo é o do ouvinte Marco Aurélio, 

dizendo que no dia 8/6 enviou mensagem informando que a MEC FM do Rio de Janeiro tinha 

ficado fora do ar até as 8h25. Na mensagem, ele diz que sua alegria durou pouco pois a emis-

sora voltou a sair do ar e não tinha voltado até o final da tarde. A Gerência-executiva de Enge-

nharia e Operações de Rádio e TV – SUSUP – foi acionada e respondeu o seguinte: “Devido a 

problemas técnicos no sistema elétrico de nossos transmissores estamos fora do ar provisoria-

mente, mas estamos efetivando todos os esforços possíveis para a recuperação da normalidade 

operacional.” Pelas reclamações, deduz-se que boa parte do público aprova o conteúdo da pro-

gramação. Ninguém vai se preocupar em pedir solução para a questão da má qualidade ou au-

Sistema de Rádios 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Manifestações do Público - Sistema de Rádios 

 45 

sência de sinal se não tem interesse em assistir. Ou seja, é preciso haver investimento em equi-

pamentos que possam dar conta do recado. O baixo índice de audiência não reflete desaprova-

ção ao conteúdo da programação e sim a fuga do público devido aos problemas técnicos, que 

parecem não se resolver nunca. 

No dia 13/6, a Ouvidoria foi acionada pelo Coletivo de Mulheres da EBC, que reclamava de ob-

servações de um radialista do Esporte: “Até quando mulheres serão tratadas desta forma pelos 

comentaristas de esporte da Rádio Nacional? Até quando colocaremos no ar misoginia?” O ca-

so foi averiguado pela Ouvidoria que constatou um forte preconceito de gênero. Um dos co-

mentaristas de esporte discorria sobre uma reunião de especialistas e de futebolistas para apro-

var mudanças no campeonato brasileiro. Ele citou todos os homens normalmente e quando se 

referiu à única mulher do grupo, a ex-bandeirinha Ana Paula de Oliveira, foi de forma jocosa, 

dizendo que ela era só maravilhosa, gostosinha e aplicando outros adjetivos do gênero. 

Na mensagem, o Coletivo lembrou de outro caso semelhante, o de se referir a 'jaburu', que 

aconteceu no programa de Sidney Rezende. Mas o apresentador não se envolveu. Ele, inclusive, 

interrompeu o comentário neste sentido feito por Sérgio du Bocage. Na mensagem, elas suge-

riram uma saída: o treinamento dos profissionais da EBC para o fim da cultura machista. Sérgio 

du Bocage, como responsável pelo Esporte, manifestou-se no mesmo dia dizendo que reconhe-

cia o problema, que já havia se desculpado pelo uso do termo 'jaburu', e que concordava com 

o treinamento proposto pelo Coletivo de Mulheres. E encerrou: “Podem continuar cobrando 

pois o que queremos e buscamos é crescer em harmonia, amor e paz.” O caso foi tratado em 

boletim da Ouvidoria e será discutido na próxima reunião do Conselho Curador, visando definir 

os meios para que o treinamento proposto seja efetivamente implantado. 

As reclamações quanto à má qualidade ou ausência de sinal das emissoras sempre aparecem 

como líderes no ranking das reclamações. O ouvinte Paulo César Ribeiro Galliez, por exemplo, 

reclama: “Estou há dois dias sem receber qualquer sinal da Rádio MEC FM 99.30, Rio de Janeiro, 

Gávea. Somente pelo computador é possível ouvi-la.” E, mais uma vez, a resposta da Gerência 

Executiva de Engenharia e Operações de Rádio e TV parece apontar para a obsolescência dos 

equipamentos: “Devido a problemas técnicos no sistema elétrico de nossos transmissores, esti-

vemos fora do ar provisoriamente, mas acabamos de entrar no ar com a MEC FM em meia po-

tência”. 

A ouvinte Maria Ismênia escreveu para reclamar da oscilação do sinal da mesma emissora. A 

Ouvidoria encaminhou à Superintendência de Suporte das Rádios do Rio de Janeiro, que retor-

nou a seguinte resposta: “Estamos operando com nosso transmissor reserva da MEC FM, tendo 

em vista que, o sistema de ar condicionado que atende o transmissor principal ainda não foi 

recuperado. Isto deve estar impactando no nível de recepção da ouvinte em sua região. Esta-

mos trabalhando para normalizar este sistema.” 

Marco Aurélio Ramalho Rocio escreveu para agradecer o restabelecimento do sinal. E acrescen-

tou: “Reconheço as dificuldades por que passa a emissora nesse momento lamentável e contur-

bado das empresas públicas.” A mensagem foi enviada à Rádio MEC FM do Rio de Janeiro para 

conhecimento e apreciação. 

 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Manifestações do Público - Sistema de Rádios 

 46 

Ainda sobre a Rádio MEC FM do Rio de Janeiro, recebemos mensagem de Sílvia Duque. Segun-

do a ouvinte, o sinal saiu do ar e pede uma solução para o problema. A Superintendência de 

Suporte das Rádios do Rio de Janeiro retornou uma resposta provisória: “Não temos registro 

desta falha indicada. Vamos apurar e encaminharemos em breve.” 

Entre os elogios, destaca-se a de Márcia Santa Cruz Pordeus: “Sou ouvinte assídua da Rádio Na-

cional FM de Brasília e gostaria de parabenizá-los pela programação do último domingo (26/6). 

O programa Memória Musical com a cantora, musicoterapeuta e professora Isabela foi maravi-

lhoso. Ela me pareceu uma pessoa sensível que vai além da música. Ao final fez menção à grati-

dão pela Vida e fez um apelo a um diálogo mais amoroso entre os povos, vizinhos, etc. Para-

béns!” A Ouvidoria encaminhou a manifestação da ouvinte à Rádio Nacional FM de Brasília para 

conhecimento e apreciação. 

 



 

 

 

    Monitoramento e Gestão da Informação 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Monitoramento e Gestão da Informação 

 48 

TV Brasil 

Reclamações 

No mês de junho a Ouvidoria recebeu 109 reclamações referentes à TV Brasil, que se distribuem 

conforme o quadro abaixo. O maior número de reclamações se refere a problemas com sinal: 

59 reclamações (54%). Em seguida aparecem 13 reclamações sobre a retirada dos programas 

Espaço Público e Brasilianas.org e Palavras Cruzadas (12%). Também recebemos 08 reclamações 

sobre mudanças no jornalismo (7%), 6 reclamações sobre comentários inadequados em trans-

missão de jogo (5,5%) e 04 reclamações de mudança na programa ou não veiculação sem aviso 

prévio (3,6%). 

 

 

Reclamações – TV Brasil Total 

Problema com sinal 59 

Reclamação sobre a retirada da grade do Espaço Público, Brasilianas.org e 
Palavras Cruzadas 

13 

Reclamação sobre mudanças no jornalismo da TV Brasil 8 

Reclamação sobre comentários inadequados em transmissão de jogo 6 

Reclamação de mudança na programa ou não veiculação sem aviso prévio 4 

Reclamação sobre a NET 2 

Reclamação de mudanças na Santa Missa 2 

Reclamação sobre o horário do Café Filosófico 2 

Reclamação de mudanças no Alto Falante 1 

Reclamação sobre link  no site da TV Brasil 1 

Reclamação de informação errada em jogo da série C 1 

Problema com sinal via NET 1 

Reclamação sobre os apresentadores do Estação Plural 1 

Reclamação sobre excesso de reprises na programação infantil 1 

Reclamação sobre link  no site da TV Brasil 1 

Outros 6 

Total 109 

Mapeamento das demandas 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Monitoramento e Gestão da Informação 

 49 

Elogios 

Em junho a Ouvidoria recebeu 17 elogios para a TV Brasil, conforme o quadro abaixo. Recebe-

mos 4 elogios referentes à transmissão de jogos (23,5%), 3 elogios à entrevista com a Dilma 

Housseff (17,5%) e 2 elogios ao Estação Plural (11,5%). 

 

Sugestões 

Em junho recebemos 36 sugestões para a TV Brasil, conforme o quadro abaixo. Foram 12 su-

gestões de pauta a programas (33%), 10 sugestões de reprises e novos programas (27,5%), 2 

sugestões de ampliação da programação infantil (5,5%), 2 sugestões de mudança de horário do 

Repórter Brasil (5,5%) e 2 sugestões ao Estação Plural (5,5%). 

 

Elogios – TV Brasil Total 

Elogio à transmissão de  jogos 4 

Elogio à entrevista com Dilma 3 

Elogio ao Estação Plural 2 

Elogio à programação infantil 1 

Elogio à programação 1 

Elogio ao jornalismo 1 

Elogio ao Repórter Brasil 1 

Elogio ao Arte do Artista 1 

Elogio ao Fique Ligado 1 

Elogio ao Sem Censura 1 

Elogio ao sinal 1 

Total 17 

Sugestões – TV Brasil Total 

Sugestões de pauta a programas 12 

Sugestão de programas e reprises 10 

Sugestão de ampliação da programação infantil 2 

Sugestão de mudança de horário do Repórter Brasil 2 

Sugestão ao Estação Plural 2 

Sugestão de filme 1 

Sugestão de mudança de horário do Ver TV 1 

Sugestões de retorno dos programas de entrevistas 1 

Sugestão de mudança de horário do Arte do Artista 1 

Sugestão ao Ciência em Ação 1 

Outros 3 

Total 36 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Monitoramento e Gestão da Informação 

 50 

Agência Brasil 

Reclamações 

No mês de junho a Agência Brasil recebeu 13 reclamações, de acordo com o quadro abaixo. 

Recebemos 6 reclamações de erro de informação em matéria (46%), 2 reclamações de parciali-

dade em matéria (15%), 2 reclamações de erro ortográfico em matéria (15%) e  2 reclamações 

de falta de crédito em imagem (15%). 

 

Elogios 

Em junho recebemos 2 elogios para a Agência Brasil. 

 

Sugestões 

No mês de junho recebemos 2 sugestão para a Agência Brasil, conforme abaixo. 

 

Portal da EBC 

Reclamações 

Em junho recebemos 1 reclamação para o Portal da EBC. 

 

 

Reclamações – Agência Brasil Total 

Reclamação de erro de informação em matéria 6 

Reclamação de parcialidade em matéria 2 

Reclamação de erro ortográfico em matéria 2 

Reclamação de falta de crédito em imagem 2 

Reclamação de falta de informação em matéria 1 

Total 13 

Elogios – Agência Brasil Total 

Elogio a Agência Brasil 1 

Elogio a matéria 1 

Total 2 

Sugestões – Agência Brasil Total 

Sugestão de pauta 1 

Sugestão de alteração em matéria 1 

Total 2 

Reclamação – Portal EBC Total 

Reclamação de problemas com link em matéria 1 

Total 1 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Monitoramento e Gestão da Informação 

 51 

Elogios 

Em junho recebemos 1 elogio para o Portal da EBC 

 

Sugestões 

No mês de junho recebemos 1 sugestão para o Portal de EBC. 

 

Sistema Público de Rádios 

Reclamações 

No mês de junho as emissoras de rádio da EBC receberam 53 reclamações, conforme o quadro 

abaixo. A maior parte das reclamações foram sobre o sinal, ao todo 47 reclamações (88,5%). 

 

Elogios 

Em junho recebemos 6 elogios para as emissoras de rádio da EBC. 

 

A Ouvidoria não recebeu sugestões para as Rádios EBC no mês de junho. 

Elogios – Portal EBC Total 

Elogio às “Questões do ENEM” 1 

Total 1 

Sugestões – Portal EBC Total 

Sugestões às “Questões do ENEM” 1 

Total 1 

Reclamações – Rádios Total 

Reclamação sobre sinal 47 

Reclamação sobre comentários preconceituosos 2 

Reclamação de excesso de reprises 1 

Reclamação de parcialidade 1 

Informação errada sobre compositor 1 

Reclamação de “propaganda do governo” no meio da programação 1 

Total 53 

Elogios – Rádios Total 

Elogio à  Nacional da Amazônia 1 

Elogio à  Nacional do Rio de Janeiro 1 

Elogio à MEC FM 1 

Elogio à MEC AM 1 

Elogio ao sinal da MEC FM 1 

Elogio ao Memória Musical 1 

Total 6 



    Processos pendentes 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Processos pendentes 

 53 

Pendências de atendimento 

Processos pendentes 

Até o fechamento do relatório verificamos 18 pendências referentes ao mês de junho. 

 

 

Processos pendentes de resposta da Superintendência de Suporte: 

 9 reclamações de problema com sinal da TV Brasil; 

 2 reclamações de problema com sinal da Nacional do Rio de Janeiro. 

Processos pendentes de resposta da Superintendência de Agências e Conteúdos Digitais: 

 3 pedidos de informação sobre matéria do Portal da EBC; 

 1 pedido de informação sobre o do Portal da EBC. 

Processo pendente de resposta da Diretoria de Conteúdo e Programação: 

 1 pedido de informação sobre mudanças na programação da TV Brasil. 

Processo pendente de resposta da Gerência de Rede: 

 1 reclamação de problemas com a NET. 

Processo pendente de resposta da Diretoria de Produção: 

 1 reclamação sobre Dango Balango. 

 

 

Área Encaminhada TOTAL 

Superintendência de Suporte 11 

Superintendência de Agências e Conteúdos Digitais 4 

Diretoria de Conteúdo e Programação 1 

Gerência de Rede 1 

Diretoria de Produção 1 

Total 18 



 

 

 

    Estatísticas de atendimento 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Quantitativo de atendimento 

 55 

Ouvidoria em números 

Percentuais de atendimento para o período 

A Ouvidoria da EBC contabilizou em junho 756 atendimentos, sendo 750 referentes ao atendi-

mento da Ouvidoria e 6 do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SIC. 

Percentual de atendimentos 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

Dos 750 atendimentos relacionados à Ouvidoria, 609 (81%) geraram processos por terem as-

suntos relacionados aos veículos da EBC. As outras 141 (19%) manifestações foram respondidas 

aos usuários sem abertura de processo, sendo classificadas como “diversos” por não se referi-

rem a assuntos pertinentes à EBC. 

Percentual de atendimentos por relevância 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

81%

19%
Processos

Diversos

98%

2%

OUVIDORIA

S.I.C



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Quantitativo de atendimento 

 56 

As 609 manifestações que geraram processos distribuem-se, entre os veículos, conforme de-

mostrado abaixo: 

Manifestações por veículo 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

O gráfico abaixo demonstra o percentual de manifestações de acordo com a distribuição entre 

os veículos: 

Percentual de manifestações por veículo 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

 

 

 

 

 

JUNHO 

Veículo Reclamação Elogio Sugestão Comentário Serviço 
Pedido de 

Informação 
Total 

AGÊNCIA BRASIL 13 2 2 5 8 8 38 

EBC 4 3 1 5 79 2 94 

PORTAL DA EBC 1 1 1 0 2 0 5 

Rádios 53 6 0 2 37 6 104 

TV BRASIL 109 17 36 6 121 75 364 

TV BRASIL 

INTERNACIONAL 
2 0 1 0 0 1 4 

TOTAL 182 29 41 18 247 92 609 

59,8%17,1%

15,4%

6,2%
0,8% 0,7% TV BRASIL

RÁDIOS

EBC

AGÊNCIA BRASIL

PORTAL EBC

TV BRASIL INTERN.



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Quantitativo de atendimento 

 57 

O seguinte gráfico demonstra o percentual de manifestações por categorias. 

Percentual das manifestações por categorias 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

     

Quantitativo de atendimentos por veículo 

TV Brasil 

A Ouvidoria recebeu em junho 364 manifestações direcionadas à TV Brasil. O gráfico a seguir 

mostra a distribuição dos tipos de manifestações e as respectivas porcentagens. 

Percentual por tipos de manifestações 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

 

 

 

 

40,6%

29,9%

15,1%

6,7%

4,8%
3,0%

SERVIÇOS (247)

RECLAMAÇÕES (182)

PEDIDO DE
INFORMAÇÃO (92)

SUGESTÃO (41)

ELOGIOS (29)

COMENTÁRIOS (18)

33,2%

29,9%

20,6%

9,9%
4,7%1,6%

SERVIÇOS (121)

RECLAMAÇÕES
(109)
PEDIDOS DE
INFORMAÇÃO (75)
SUGESTÃO (36)

ELOGIOS (17)

COMENTÁRIOS (6)



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Quantitativo de atendimento 

 58 

Sistema de Rádios 

A Ouvidoria recebeu, em junho, 104 manifestações dirigidas às rádios. O gráfico a seguir mostra 

a distribuição dos tipos de manifestações e as respectivas porcentagens. 

Percentual por tipos de manifestações 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

Distribuição de demandas por emissora de rádio  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI– OUVIDORIA/EBC 

JUNHO 

Veículo Reclamação Elogio Sugestão Comentário Serviço 
Pedido de 

Informação 
Total 

RADIOAGÊNCIA 

NACIONAL 
0 0 0 1 3 1 5 

RÁDIO MEC AM – 

BRASÍLIA 
0 0 0 0 0 0 0 

RÁDIO MEC AM - 

RIO DE JANEIRO 
0 1 0 0 0 1 2 

RÁDIO MEC FM - 

RIO DE JANEIRO 
44 2 0 0 1 1 48 

RÁDIO NACIONAL 

DA AMAZÔNIA  
2 1 0 0 28 0 31 

RÁDIO NACIONAL 

DE BRASÍLIA - AM 
2 0 0 1 3 0 6 

RÁDIO NACIONAL 

ALTO SOLIMÕES 
0 0 0 0 0 0 0 

RÁDIO NACIONAL 

RIO DE JANEIRO  
5 1 0 0 1 1 8 

RÁDIO NACIONAL 

FM BRASÍLIA 
0 1 0 0 1 2 4 

Total 53 6 0 2 37 6 104 

51,0%35,6%

5,8% 5,8% 1,9% RECLAMAÇÕES (53)

SERVIÇOS (37)

ELOGIOS (6)

PEDIDOS DE
INFORMAÇÃO (6)

COMENTÁRIOS (2)



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Quantitativo de atendimento 

 59 

Em junho, as rádios com maior quantidade de demandas são a MEC FM (46%),  Nacional da 

Amazônia (30%) e Nacional do Rio de Janeiro (7,5%). As demais rádios representam (16,5%) do 

número de demandas recebidas. 

Agência Brasil 

A Ouvidoria recebeu, em junho, 38 manifestações referentes à Agência Brasil. O gráfico a seguir 

mostra a distribuição dos tipos de manifestações e as respectivas porcentagens. 

Percentual por tipos de manifestações 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI– OUVIDORIA/EBC 

Portal EBC 

A Ouvidoria recebeu, em junho, 5 manifestações direcionadas ao Portal da EBC. O gráfico a se-

guir mostra a distribuição dos tipos de manifestações e as respectivas porcentagens.  

Tipos de manifestações 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI– OUVIDORIA/EBC 

37%

23%

23%

5%

6%
6% RECLAMAÇÕES

(13)
SERVIÇOS (8)

PEDIDOS DE
INFORMAÇÃO (8)
COMENTÁRIO (5)

ELOGIOS (2)

SUGESTÕES (2)

40,0%

20,0%

20,0%

20,0%

SERVIÇOS (2)

RECLAMAÇÕES (1)

ELOGIOS (1)

SUGESTÕES (1)



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Quantitativo de atendimento 

 60 

TV Brasil Internacional 

A Ouvidoria recebeu, em junho, 4 manifestações direcionada à TV Brasil Internacional. O gráfico 

a seguir mostra a distribuição dos tipos de manifestações e as respectivas porcentagens.  

Tipo de manifestação 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI– OUVIDORIA/EBC 

 

Empresa Brasil de Comunicação – EBC 

A Ouvidoria recebeu, em junho, 94 manifestações referentes à Empresa Brasil de Comunicação 

– EBC, que seriam adequadamente direcionados a um atendimento do tipo 0800 ou “fale co-

nosco”; não são atendimentos característicos de Ouvidoria. O gráfico a seguir mostra a distri-

buição dos tipos de manifestações e as respectivas porcentagens.  

Tipos de manifestações 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: NAMBI – OUVIDORIA/EBC 

50%
25%

25%
RECLAMAÇÕES (2)

SERVIÇOS (1)

SUGESTÕES (1)

84,0%

5,3%
4,3%

3,2%2,1%
1,1%

SERVIÇOS (79)

COMENTÁRIOS (5)

RECLAMAÇÕES (4)

ELOGIOS (6)

PEDIDOS DE
INFORMAÇÃO (2)
SUGESTÕES (1)



 

 

 

    Serviço de Informação ao Cidadão - SIC 



Relatório da Ouvidoria - Junho 2016 - Serviço de Informação ao Cidadão - SIC 

 62 

O SIC registrou em junho 6 pedidos de informação. Todas as mensagens foram recebidas via 

web (e-SIC). 

Pedidos de Informações por Meio de Acesso 

 

 

 

 

 

FONTE: E-SIC – OUVIDORIA/EBC 

 

Os pedidos de informação e recursos registrados em junho são apresentados a seguir por área 

de competência, em dados absolutos e percentuais. Alguns pedidos foram enviados para dife-

rentes áreas. 

Pedidos de informações por área de competência  

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: E-SIC – OUVIDORIA/EBC 

Em conformidade com o que estabelece a Norma 104 da Ouvidoria/EBC e a Portaria Presidente 

- 185–A/2012 de 24/05/2012 as áreas têm 5 dias úteis para resposta. A Lei de Acesso à Informa-

ção Nº 12.527 de 07 de Novembro de 2011 estabelece o prazo de 20 dias, prorrogáveis por 

mais 10 dias. 

SIC em números 

28,6%

28,6%

28,6%

14,3% DIAFI (2)

SECEX (2)

DIPRO (2)

DIPRO (1)


