
Acesso à Informação
Modelo de Formulário de Solicitação de Informação e Recurso
Como fazer um pedido de acesso à informação
Pedido Eletrônico
Acesse o sistema Fala.BR e siga os passos abaixo:
- Clique em Acesso à Informação
- Faça o cadastro ou login
- No campo "Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação", selecione EBC
Para ajuda no preenchimento, consulte a seção “Orientações – Vídeos e Guias” do próprio sistema.
Pedido Presencial
Você também pode fazer o pedido diretamente no Serviço de Informações ao Cidadão (SIC/EBC):
- Preencha o formulário (há versões para pessoa física e pessoa jurídica)
- Entregue a cópia impressa no SIC
- Aguarde a inclusão do pedido no e-SIC e guarde o número de protocolo – ele é o comprovante da sua solicitação
Prazos de Resposta
Conforme a Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação):
- A resposta será fornecida em até 20 dias úteis
- Esse prazo pode ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa
- A negativa de acesso deve ser motivada e o cidadão tem direito de receber a decisão na íntegra, por certidão ou cópia
Recursos Administrativos
Caso a resposta recebida não atenda à solicitação, o cidadão pode recorrer por até quatro instâncias administrativas:
- 1ª Instância: Autoridade superior à que forneceu a resposta inicial
Prazo: 5 dias úteis para análise do recurso - 2ª Instância: Autoridade máxima da EBC
Prazo: 10 dias para interposição e 5 dias para decisão - 3ª Instância: Controladoria-Geral da União (CGU)
Prazo: 5 dias para manifestação - 4ª Instância: Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI)
Decisão até a 3ª reunião ordinária subsequente ao recurso