foto da EBC
Acesso à Informação

ANDRE BASBAUM

Diretor-Presidente

Formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tem 25 anos de experiência na área de comunicação, atuando como jornalista, editor, editor-chefe, diretor de conteúdo e assessor de imprensa, com passagem pelas principais emissoras do Brasil (Globo, SBT, Band e Record).

Na Record São Paulo, como Diretor de Integração de Jornalismo (abr/2024 – ago/2025), coordenou o Pool Estadão (em seu sesquicentenário) Record TV para os debates de primeiro e segundo turnos na disputa eleitoral municipal em São Paulo, além de dirigir e organizar as coberturas do G20 em 2024 e da Cúpula do Brics este ano.

Na Band, chefiou o Canal Bandnews TV (fev/2019 – abr/2024), quando criou dois telejornais da grade da Band TV Aberta. Coordenou séries premiadas – Acnur/ONU (guerra Eritreia) GABO/ROCHE sobre o câncer. Organizou ainda o Pool do Debate presidencial BAND, FOLHA, UOL, TV CULTURA no primeiro e segundo turnos com presença de Lula e Bolsonaro em 2022.

No SBT, foi Editor-Chefe (jan/2012 – mar/2015) do telejornal do horário nobre, liderou a restauração do conceito de noticiário “hardnews” da emissora. Durante a gestão, a redação ganhou vários prêmios. Destaque para o troféu imprensa 2013, como melhor telejornal do Brasil.

Durante a primeira passagem pela RECORD RIO e SÃO PAULO (abril/2009 – jan/2011), foi o editor responsável pelas séries de reportagens e pela cobertura de eventos factuais relevantes: destaque para expulsão dos traficantes do complexo do alemão, a queda do avião da Air France e o massacre de Realengo. Organizou ainda a cobertura política e produção do debate do primeiro turno da eleição presidencial de 2010.

Na Rede Globo, foi editor de economia do Jornal Nacional – (abr/2007 – abr/2009), atuou na cobertura factual do acidente do Airbus da TAM em Congonhas ao vivo – trabalho finalista do Emmy de 2007. Foi coordenador dos correspondentes do Grupo Globo no exterior para a grande cobertura da crise financeira 2008, foi idealizador e editor da série de reportagens sobre a crise mundial dos alimentos e a hipervalorização das commodities. Participou da cobertura factual do caso do assassinato de Eloá Cristina – o mais longo sequestro em cárcere privado já registrado pela polícia brasileira – cobertura finalista do Emmy de 2009. Foi idealizador e editor de duas séries: Raio-X da aviação brasileira e Plano Energético do Brasil 2005-2025, vencedoras do prêmio interno de jornalismo da TV Globo.